Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
163K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

"Quatrisavô" ou "tetravô", qual deles está correcto, ou ambos?

Resposta:

O «pai do trisavô ou da trisavó» é o tetravô, também denominado tataravô, embora esta forma seja considerada não preferível, além de pouco usual.

[Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, e Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual seria o gentílico da Cantuária, na Inglaterra?

Muito obrigado.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista cantuariense, dizendo que é «relativo à Cantuária (Canterbury), Inglaterra, ou que é seu natural ou habitante».

Pergunta:

Nunca consegui achar o verbo ("laciar"?) nos dicionários. Mas ele é usado no dia-a-dia. Por exemplo, você compra uma calça jeans e com o tempo ela "laceia", ou seja, fica mais frouxa.

Resposta:

Provavelmente, o verbo em causa é lassar («tornar lasso; afrouxar»), dado que também não encontrei "laciar" nas obras consultadas.

Lassar vem «do lat[im] lassāre, "cansar"».

Por sua vez, lasso («do lat[im] lassu-, "cansado"») quer dizer «cansado; fatigado; esgotado»; «solto; largo; frouxo; bambo»; «gasto»; e, em sentido figurado, «devasso» ou «aborrecido; entediado».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora]

Pergunta:

Deve-se dizer: «as partes, tendo limitado o acordo a um determinado tipo de actuações...», ou «as partes, tendo delimitado o acordo a um determinado tipo de actuações...»?

Resposta:

O verbo limitar (do lat[im] limitāre) significa «pôr limites a; demarcar; restringir; servir de limite; moderar; designar; fixar» e, pronominalmente, «não passar além (de); cingir-se (a); contentar-se (com)».

O verbo delimitar (do lat[im] delimitāre) quer dizer «fixar os limites de; demarcar; circunscrever; restringir».

Assim, limitar e delimitar são palavras sinónimas em muitos contextos, e este pode considerar-se um deles. Deste modo, parece-me que se pode dizer das duas formas: «... tendo limitado o acordo...» ou «... tendo delimitado o acordo...».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora]

Pergunta:

«Cada cabeça, sua sentença.»

O significado, por favor.

Resposta:

O Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, regista a expressão «cada cabeça, sua sentença», com o significado de «cada qual com/tem a sua opinião».