Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
163K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber como se escreve correctamente as palavras: "sobresaturação" e "subsaturação".

Muito obrigada.

Resposta:

O Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, regista sobressaturação, mas não acolhe "subsaturação". Este termo parece não ter muito sentido, dado que sub- é «elemento de formação de palavras que exprime a ideia de inferioridade, dependência, aproximação, substituição», e saturação é «estado do que está impregnado até ao limite». Sobressaturação quer dizer «excesso» e, na área da química, «acto de sobressaturar (uma solução)»; ainda em química, existe o estado de sobressaturação, tratando-se de «estado de uma solução que contém mais soluto do que o correspondente à solubilidade a certa temperatura, por ter sido feita a temperatura superior e a evolução térmica para aquela temperatura inferior se ter efectuado em absoluto repouso ou com agitação demasiado violenta».

O VOLP da Porto Editora e o VOP do ILTEC registam também supersaturação.

O Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) regista sobressaturação, mas considera sobre-saturação e supersaturação as formas preferíveis. Em física térmica, supersaturação é «estado no qual um vapor está submetido a uma pressão superior à de equilíbrio com a fase líquida quando se encontra na mesma temperatura, e no qual qualquer perturbação pode propiciar a liquefação»; e, em química, trata-se de «estado de uma solução em que, numa dada temperatura, a concentração do soluto é superior à sua solubilidade». Com a adopção do

Pergunta:

Qual a origem e o significado da expressão «Fazer as coisas à cabralina»?

Obrigada.

Resposta:

A obra Nas Bocas do Mundo, de Sérgio Luís de Carvalho, edição da Planeta, regista a expressão «[Governar] à cabralina», dizendo que «Isto aplica-se a algo que é feito à força ou de forma autoritária. Trata-se de uma alusão ao governo de Costa Cabral (1803-1889), político liberal que se tornou primeiro-ministro [de Portugal] entre 1839 e 1851 (se bem que de forma descontínua). Apesar de algumas políticas modernizadoras, o seu governo autoritário e impopular valeu-lhe uma conotação negativa, como se vê nesta expressão».

O Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, também acolhe a expressão «à cabralina», mas não se refere à sua origem, apresentando apenas o significado («à força; com prepotência; à valentona»).

Pergunta:

De onde vem a palavra estudar?

Resposta:

A palavra estudar vem de «estudo + -ar»; por sua vez, estudo deriva do «lat[im] studĭum, ĭī, "trabalho, cuidado, zelo; vontade, desejo; favor, benevolência, ação de estudar; ocupação, profissão; doutrina, seita, escola; sala, gabinete de estudo; colégio, corporação"; (...); f[orma] hist[órica] sXIII studo, sXIV estudo, sXIV studio».

O verbo estudar significa, entre outras coisas, «aplicar o espírito, a inteligência e a memória para aprender (habilidade, técnica, ciência, arte etc.); adquirir habilidade e/ou conhecimento» ou «cursar aulas ou frequentar cursos».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual a origem da palavra? Palavras da mesma família?

Resposta:

O substantivo (nome) degustação vem do «fr[ancês] dégustation (1519)», e este, por sua vez, deriva «do lat[im] degustatio,ōnis, conexo com degustāre, der. de gustāre, e este, de gustus,us, "discernimento do sabor pelo paladar, sabor"». Significa «ato ou efeito de degustar; prova» e «avaliação atenta através do paladar»; por extensão de sentido, é «experiência aprazível, ger[almente] de caráter sensorial».

Palavras da mesma família: degustável, degustar, degustador, degustabilidade, etc.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

O que significa «sensor piezelétrico»?

Obrigado.

Resposta:

A piezelectricidade é a «electricidade desenvolvida em certos cristais quando se exercem pressões sobre as suas faces», e piezeléctrico «diz-se do cristal em que pode desenvolver-se piezelectricidade».

Dado que sensor é um «dispositivo electrónico (...) que permite detectar corpos numa dada área (...)», sensor piezeléctrico é um dispositivo electrónico que permite detectar cristais «em que pode desenvolver-se piezelectricidade».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]