Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Na frase «O petróleo é a principal fonte de energia, mas também o principal poluente (ou poluidor)», qual é a melhor escolha, poluente ou poluidor?

Resposta:

Ambos os termos (poluente e poluidor) significam «que polui», e, no contexto referido, podem ser utilizados. No entanto, de acordo com a minha observação, parece-me que poluente é mais usado, pelo menos no Centro e no Sul de Portugal.

Pergunta:

Para a frase «Já te trouxeram os cartões?», qual é a resposta correcta?

– «Acabaram de mos trazer.»

– «Acabaram de os trazer.»

– «Acabaram de me trazer.»

Obrigado.

Resposta:

A resposta correcta é a primeira: «Acabaram de mos trazer.»

A segunda («acabaram de os trazer») estaria bem se a pergunta fosse «Já trouxeram os cartões?»

Quanto à terceira («Acabaram de me trazer»), é uma resposta incompleta: falta o pronome pessoal os (em substituição de «os cartões»).

Pergunta:

«Coordenadas do cliente.»

É possível utilizar o termo coordenadas com este sentido, i. e., «telefone», «endereço», etc.?

Resposta:

A palavra coordenada é um termo da geometria («cada uma das referências numa linha, superfície ou espaço que permite a localização exata, mensurável de um ponto»), do teatro («cada uma das linhas imaginárias que dividem o palco em zonas, us. para otimizar a distribuição de massas e a arrumação dos cenários», etc. Em uso informal, contudo, ainda significa «diretriz, indicação; dado, informação (mais us[ado] no pl[ural])», ou seja, indicações, dados ou informações do cliente.

Em conclusão, é possível utilizar o termo coordenadas com o sentido referido. No entanto, em Portugal, é muito mais corrente usar contacto ou contactos para designar o telefone e o endereço de um cliente.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Gostaria que me dissesse qual o aviso que se encontra mais correcto verbalmente:

1) «Informamos que estaremos encerrados do dia... ao dia...»;

ou

2) «Informamos que encerramos dia... e reabrimos dia....»

Obrigada.

Resposta:

É preferível dizer «Informamos que encerramos dia... e reabrimos dia...», dado que a primeira frase é ambígua, pois não permite saber ao certo se nos dias indicados o estabelecimento está aberto ou fechado; a não ser que se acrescente inclusive ou exclusive.

Pergunta:

A que se refere o povo quando designa como cabido uma parte de uma igreja ou capela, tendo em conta que o dicionário refere cabido como um agrupamento de cónegos.

Agradeço desde já a vossa resposta.

Resposta:

Cabido (termo da área da religião) é, com efeito, «conjunto dos clérigos de uma catedral, igreja ou colegiada», mas (derivação por metonímia) também se trata de «galilé ou alpendre anexo ao prédio de uma igreja, onde se realizam as assembléias dos clérigos». Cabido ainda é o particípio passado do verbo caber e, neste caso, quer dizer «que tem cabimento».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]