Textos publicados pelo autor
Conservação, preservação e salvaguarda
Pergunta: As palavras conservação, preservação e salvaguarda são verdadeiramente sinónimas, ou é possível distinguir o significado de cada uma delas?Resposta: Se com «verdadeiramente sinónimas» quer dizer sinónimos perfeitos, digo-lhe já que não. Com efeito, em certos contextos, significam o mesmo, mas em outros já têm aceções diferentes.
Assim, conservação significa, por exemplo, «preservação contra dano, perda ou desperdício»...
Imergir vs. emergir
Pergunta: Tenho a seguinte dúvida: qual a diferença entre imergir e emergir?Resposta: O verbo emergir («do lat[im] emergĕre, "emergir; sair da água"») significa, geralmente, «sair de onde estava mergulhado», mas ainda quer dizer «manifestar-se»; «despontar; assomar; elevar-se»; «acontecer; ocorrer»; e «resultar; advir».
A palavra imergir («do lat[im] immergĕre») é o antónimo de emergir, e quer...
Sobre primogénito
Pergunta: Gostaria de saber qual o processo de formação da palavra primogénito.Resposta: A palavra primogénito vem diretamente «do latim primogenĭtu-» [in Infopédia].Como adjetivo, primogénito significa «que foi gerado em primeiro lugar»; e, na qualidade de nome/substantivo, quer dizer «aquele que foi gerado em primeiro lugar; primeiro filho»....
Largueza e largura
Pergunta: Venho pedir esclarecimentos sobre as diferenças que existem entre as palavras largueza e largura.Resposta: Em alguns contextos, largueza é o mesmo que largura, mas, em sentido figurado, ainda quer dizer «excesso de provimentos e haveres; abundância, riqueza» ou (sXV) «comportamento perdulário; esbanjamento, dissipação» [in Dicionário Eletrônico Houaiss]. De uma pessoa, diz-se, por vezes, que «viveu sempre à larga» ou «com largueza», ou seja, com muito dinheiro para gastar (e esbanjar).
O Dicionário Prático...
Urtiga e ortiga
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem do seguinte: aceitam-se as duas grafias, urtiga e ortiga?Resposta: A Infopédia regista urtiga e diz que é, em botânica, «nome vulgar que designa diversas plantas herbáceas, pertencentes à família das Urticáceas, de folhas rugosas, elípticas e revestidas de pelos secretores de uma substância que provoca comichão e irritação ao entrar em contacto com a pele»; coloquialmente, «mandar às urtigas» é «não ligar nenhuma». A palavra deriva «do latim urtīca-, idem».
Em relação a ortiga, a...
