Pergunta:
Minha nora me enviou uma mensagem desta maneira:
«Ahh não esquece que no sábado tem a festa da Carol.»
Como estávamos marcando algo para o final de semana, entendi como uma negativa, tipo para esquecer tudo, pois havia a festa da Carol, só que na verdade ela estava só colocando para que eu não esquecesse da festa no sábado, eu disse então que ficaria mais claro se colocasse desta forma («Ahh, não esquece que no sábado, tem a festa da Carol.») Eu acho até que esteja faltando mais alguma coisa na primeira frase para que fique bem compreendida.
O que você acha?
Resposta:
A frase em análise não tem pontuação, convidando a várias interpretações. Em primeiro lugar, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, as «interjeições vêm de regra acompanhadas do ponto de exclamação», logo a seguir à interjeição Ah, que pode expressar alegria, espanto ou surpresa, temos o ponto de exclamação. Relativamente a toda a frase, o problema está em poder realmente haver várias interpretações; por exemplo:
Interpretação a)
«Ah! Não esquece que no sábado tem a festa da Carol.»
Nesta expressão, o interveniente 1 lembra ao interveniente 2 que existe um acontecimento a ocorrer no sábado, que é a festa da Carol.
Interpretação b)
b) «Ah! Não, esquece que no sábado tem a festa da Carol.»
Nesta expressão, o interveniente 1 indica ao interveniente 2 que deve esquecer o combinado anteriormente entre eles, uma vez que nessa data já tem outro compromisso.
Interpretação c)
«Ah! Não, esquece! No sábado há a festa da Carol.»