DÚVIDAS

Exemplos de variação alofónica

Agradecia que me dessem dois exemplos de variação alofónica em português.

Resposta

Os alofones ou variantes alofónicas são sons da fala que constituem uma variante ou realização fonética de um mesmo fonema, sendo, na maior parte dos casos, predizíveis a partir de um determinado contexto e podendo ser descritos em termos de regras fonológicas.

Como exemplos de alofones temos o fonema /s/, que, dependendo do contexto em que ocorre, pode ter quatro realizações fonéticas:

[ʃ]       de[ʃ]cer

[ʒ]      ra[ʒ]gar

[s]      [s]altar

[z]      o[z] olhos

 

As diferentes realizações fonéticas do fonema /s/ decorrem do processo de assimilação. Este processo consiste na identificação total ou parcial de um  segmento com outro que lhe é vizinho. Em descer, o segmento /s/ tem realização não sonora [ʃ], porque o som que o segue é não vozeado (o [s] da sílaba -cer). Em rasgar, o segmento /s/ tem realização sonora [ʒ] porque o som que o segue é uma consoante vozeada, [g]. Finalmente, na sequência «os olhos», /s/ é pronunciado [z] entre duas palavras, quando a segunda começa por vogal, que por definição é um som vozeado.

O fonema /l/ tem também alofones, porque existem duas realizações fonéticas:

[l]        [l]avar

[ł]        sa[ł]tar (em final de sílaba ou final de palavra o fonema /l/ é velarizado)

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa