Textos publicados pela autora
O radical dos verbos ser e ir
Pergunta: Qual é o radical dos verbos ser e ir?Resposta: O radical é o constituinte da palavra com significado lexical que não inclui afixos de flexão, mas que pode incluir afixos derivacionais. Os verbos irregulares afastam-se do modelo de conjugação dos verbos regulares, apresentando alterações no radical e/ou nas suas desinências. Os verbos ser e ir são verbos muito irregulares, ou seja, têm uma flexão com diferentes radicais.
O verbo ser tem origem nos verbos latinos esse e sedere, e por isso apresenta radicais diferentes...
Exemplos de variação alofónica
Pergunta: Agradecia que me dessem dois exemplos de variação alofónica em português.Resposta: Os alofones ou variantes alofónicas são sons da fala que constituem uma variante ou realização fonética de um mesmo fonema, sendo, na maior parte dos casos, predizíveis a partir de um determinado contexto e podendo ser descritos em termos de regras fonológicas.
Como exemplos de alofones temos o fonema /s/, que, dependendo do contexto em que ocorre, pode ter quatro realizações...
A regência de comum
Pergunta: Como está correcto, «a casa de banho comum aos vizinhos», ou «a casa de banho comum com os vizinhos»?
Obrigada.Resposta: Penso que as duas formas estão correctas; no entanto, a mais utilizada é a que corresponde à expressão ser comum a:
«A casa de banho comum aos vizinhos.»
«A casa de banho comum às duas salas da creche.»
«A casa de banho comum a alguns hóspedes.»
O adjectivo comum pode ter diversos...
O significado de movida
Pergunta: O que significa movida?Resposta: O adjectivo movido, com a forma feminina movida, provém do particípio passado do verbo mover. Este adjectivo refere-se a algo que se moveu, que é impulsionado, posto em movimento, em acção ou que se deixou mover (ex.: «carro movido a gás»).
No sentido figurado pode significar:
a) provocado, desencadeado por uma acção, um acontecimento ou um sentimento, inspirado, incitado, que está persuadido, convencido,...
«Não guardo rancor de/a ninguém»
Pergunta: «Não guardo rancor de ninguém», ou «não guardo rancor a ninguém»?
Obrigada!Resposta: De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, o substantivo rancor, quando se refere a um «ressentimento que perdura», pode exigir a preposição a:
a) «Seria caso para ficar a Ana com rancor à irmã para todo o resto da vida?»
b) «Ele não guarda rancor a essa fase da sua...
