Carla Viana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Viana
Carla Viana
29K

Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Qual o aumentativo de barco? Barcaça ou barcão?

Resposta:

O aumentativo de barco é barcão. A palavra barcaça, de barca + -aça, é indicada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa como aumentativo irregular de barca.

Pergunta:

Tenho dúvidas na correcta ortografia da palavra "hemifaixa", se é escrita na forma anterior, se separada por hífen.

Grato pelo esclarecimento.

Resposta:

Segundo o novo Acordo Ortográfico «em formações com prefixos (como, por exemplo: ante-, anti-, circum-, co-, contra-, entre-, extra-, hiper-, infra-, intra-, pós-, pré-, pró-, sobre-, sub-, super-, supra-, ultra-, etc.) e em formações por recomposição, isto é, com elementos não autónomos ou falsos prefixos, de origem grega e latina», como é o caso de aero-, agro-, arqui-, auto-, -hio-, eletro-, geo-, hidro-, inter-, macro-, maxi-, micro-, mini-, multi-, neo-, pan-, pluri-, proto-, pseudo-,

Pergunta:

Inexistente é uma palavra derivada por prefixação e por sufixação?

Resposta:

A palavra inexistente é um adjectivo dos dois géneros e pode referir-se a algo que «não tem ser ou existência, que não existe, que está em falta, que escasseia». Este adjectivo é derivado por prefixação, sendo constituído pelo prefixo in + o adjectivo existente.

Pergunta:

Gostaria de saber quantos fonemas e letras possuem as palavras arraial e flagelo.

Agradeço desde já.

Resposta:

As letras representam sinais gráficos para reproduzir na escrita palavras da língua. Assim, nas palavras arraial e flagelo temos sete letras, respectivamente, a-r-r-a-i-a-l e f-l-a-g-e-l-o.

O fonema é a unidade mínima do sistema fonológico, que pode também designar-se como segmento ou som da fala. O fonema tem um valor distintivo, distinguindo morfemas ou palavras com significados diferentes. Dois sons que, substituídos um pelo outro no mesmo contexto, permitem distinguir significados são fonemas de uma língua, conforme os sons /m/ e /p/ em mala e pala. Assim, a palavra arraial tem seis fonemas /ɐRɐjɐ ł/, enquanto flagelo tem sete fonemas /flɐʒelu/.

Pergunta:

Gostaria de saber se o termo "aparelhómetro" com o sentido de «aparelho» existe em português.

Obrigado.

Resposta:

A palavra aparelhómetro não está registada nos dicionários gerais de língua portuguesa, mas pode ser considerada um neologismo, uma vez que é uma palavra possível linguisticamente, sendo formada pelo substantivo aparelho e por -metro, sufixo de origem grega, que refere a unidade de medida segundo as finalidades do conceito de medida (versificação, mensuração em geral, mensuração do sistema métrico decimal).

O neologismo aparelhómetro é sinónimo do substantivo aparelho em alguns contextos como o que se apresenta a seguir*:

«Cabos encharcados, microfones avariados, não havia aparelhómetro eléctrico que não desse de si.»

Note-se que, neste e noutros contextos, a palavra aparelhómetro se refere jocosa ou depreciativamente a peças ou apetrechos cujo nome técnico se torna difícil de pronunciar ou memorizar. A sua formação deve-se justamente à noção que os falantes sem conhecimentos especializados têm de que muitos instrumentos de medida terminam em -metro: termómetro, dinamómetro, taxímetro, etc.

 

N.E. [27/05/2022] - A palavra aparelhómetro já se encontra dicionarizada com sentido de «qualquer aparelho, geralmente de aspecto ou uso complexo» (ver Priberam).

* Nota: exemplo retirado do corpus CetemPúblico, onde o neologismo