Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
102K

Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora
Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a

O hipocorístico de <i>Beatriz</i>
"Bea" ou "Bia"?

No apontamento  lido norograma Páginas de Português, na Antena 2, do dia 9 de julho de 2023, a professora Carla Marques identifica o hipocorístico do nome próprio Beatriz

 

A classe de palavras de <i>insular</i>
Nome, adjetivo e verbo

Neste apontamento, emitido no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 2 de julho de 2023, a professora Carla Marques passa em revista as classes a que pode pertencer a palavra insular.

 

A palavra <i>mesmo</i>
As várias classes de pertença

A identificação da classe a que pertence a palavra mesmas na frase «Ela dizia mentiras e eu nunca me dei conta das mesmas» constitui o assunto deste apontamento da professora Carla Marques.

 

in  Página de PortuguêsAntena 2, 18/06/2023

Pergunta:

Gostaria que confirmassem se na frase «ela disse isso mesmo ao seu irmão», o vocábulo isso é pronome.

Estará dependente da classificação da palavra mesmo, que pode ser pronome, substantivo ou advérbio...

Na expressão «a situação mais indescritível de sempre», a palavra sempre pode ser considerada um substantivo?

Grata pelo esclarecimento.

Resposta:

Na frase apresentada, a palavra isso é um pronome demonstrativo que retoma uma informação que não nos é acessível e que terá surgido antes no texto.

Por seu turno, neste contexto, a palavra mesmo é um adjetivo que intensifica o pronome isso, tal como acontece nas construções «eu mesmo» ou «ele mesmo».

Por fim, na expressão «a situação mais indescritível de sempre», sempre funciona em conjunto com de, constituindo a locução adverbial «de sempre», que expressa um valor temporal.

Disponha sempre!