Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
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Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Desde já muito obrigada pelo vosso trabalho.

Ao explicar a uma aluna estrangeira a formação da voz passiva indiquei que geralmente o verbo auxiliar para a formação da voz passiva é o verbo ser. Contudo, expliquei também que apesar de o verbo ser constituir o verbo principal da voz passiva, verbos como estar, ficar, ... combinados com um particípio também podem formar a voz passiva.

A pergunta da aluna foi: «quando é que eu sei se tenho de usar o verbo ser ou o verbo estar

Dado que na língua nativa dela (francês) só existe um verbo com o mesmo significado (être), torna-se mais complicado entender o significado de cada verbo.

Ex.: «A mãe lavou a minha camisola. A minha camisola foi lavada pela mãe. A minha camisola está lavada.»

Para a aluna, faria sentido dizer «A minha camisola esteve lavada...»

Entendo que quando em português usamos o verbo estar, estamos na verdade a deixar claro o resultado da ação, mas acabei por não encontrar nenhuma explicação lógica/prática para esta questão.

Poderiam esclarecer-me, por favor?

Muito obrigada.

Resposta:

Nas construções passivas, normalmente, o auxiliar ser usa-se para descrever-se situações estáveis, ao passo que o verbo estar descreve situações episódicas.

Existem diferentes tipos de passiva, que são construídas com diferentes verbos auxiliares.

Poderemos, assim, considerar os seguintes tipos:

i) a passiva eventiva, associada ao verbo auxiliar ser: esta descreve situações dinâmicas nas quais uma das entidades sofre uma mudança:

   (1) «O livro foi oferecido pelo João.»

ii) a passiva resultativa, construída com o auxiliar ficar, que descreve o resultado de uma mudança (lugar, posse, estado):

   (2) «O trabalho ficou concluído.»

iii) a passiva estativa, que descreve estados e que se constrói com o verbo ser (com predicados estáveis) e com o verbo estar (com predicados transitórios/episódicos):

    (3) «O trabalho está concluído.»

Disponha sempre!

Pergunta:

Há regras de como criar locuções a partir das contrações à e ao?

A exemplo, temos «à ajuda» em «A casa foi construída à ajuda»: não é uma locução definida nos dicionários, por exemplo, mas realmente está correta como locução?

Obrigado.

Resposta:

Não há regras definidas para criar locuções novas. Os usos e a regularidade de certos usos poderão contribuir para fixar determinadas locuções, que passarão a estar disponíveis para uso dos falantes.

No caso da frase transcrita em (1), é possível que se trate de uma frase elíptica, na qual se omitiu o verbo que pede a preposição a, tal como se propõe em (2):

(1) «A casa foi construída à ajuda.»

(2) «A casa foi construída recorrendo à ajuda.»

Disponha sempre!

Pergunta:

Tenho uma dúvida referente ao uso do pronome vós em situações mais formais.

No norte de Portugal, o pronome vós é comummente usado em situações informais, entre amigos, por exemplo. No entanto, gostava de saber se também é apropriado usar o vós em contextos mais formais.

Por exemplo, se estou a falar com duas pessoas mais velhas do que eu, individualmente, vou tratá-las por você.

A minha dúvida é saber, se estiver a falar com as duas ao mesmo tempo, se posso usar o pronome vós? Não sei se pode ser considerado informal ou desrespeitoso dizer algo, como: «Tudo bem convosco?» ou «Este carro é vosso?»

Agradeço desde já!

Resposta:

Se o pronome vós for usado como sujeito, este é entendido como um uso formal.

No caso de construções como «Tudo bem convosco?» ou «Este carro é vosso?», estas não são entendidas como sendo formais. Nesse caso, é possível adotar construções que mitiguem o pronome, elevando o grau de formalidade, como «Está tudo bem com os senhores / com o senhor x / com o dr. x» ou «Este carro é do senhor? / Este carro pertence-lhe? / Este é o seu carro, senhor/dr. x?».

Pergunta:

Eu percebo que as orações que estabelecem relações de causalidade trabalham com os verbos no presente e no passado (tanto na oração principal quanto na oração subordinada).

Eu queria saber se isso é uma obrigação ou uma facultatividade.

Mais uma coisa: eu posso dizer que as orações condicionais e finais possuem uma relação subsidiária de causa-efeito?

Desde já, agradeço.

 

Resposta:

Não existe uma regra que determine quais os tempos verbais a utilizar na relação entre a orações que expressam causalidade e a subordinante. Tudo dependerá da intenção do locutor e da situação descrita.

Poderá estar em causa uma relação que teve lugar num intervalo de tempo passado, envolvendo tanto a causa como a consequência:

(1) «Ele não foi ao jogo porque estava doente.»

É também possível que a causa tenha tido lugar no passado e a consequência num intervalo de tempo futuro:

(2) «Ele não irá ao jogo porque esteve doente.»

A relação causa-consequência pode também ter lugar num intervalo de tempo futuro:

(3) «Ele não irá ao jogo porque será operado ao joelho.»

Há, pois, muitas combinações temporais possíveis na relação causa-consequência.

Por outro lado, as orações subordinadas condicionais também expressam, com efeito, relações de causa-consequência. Normalmente, a oração subordinada condicional expressa uma causa e a oração subordinante apresenta a consequência. A relação que se estabelece na frase leva a uma interpretação de condição real (4), hipotética (5) ou contrafactual (6):

(4) «Se ele está doente, não vai ao jogo»

(5) «Se ele estiver doente, não vai ao jogo.»

(6) «Se ele tivesse estado doente, não teria ido ao jogo.»

Por fim, as orações subordinadas finais expressam sobretudo uma relação entre um agente e uma finalidade ou uma intenção:

(7) «Ele treinou muito para ir ao jogo.»

Em certos casos, esta relação pode estar associada a uma interpretação que tem o valor de causa-consequência (a ação desenvolvida tem como consequência uma dada situação), mas o locutor não coloca a inte...

Pergunta:

Na frase «O Manuel sagrou-se campeão nacional», «campeão nacional» desempenha a função sintática de predicativo do complemento direto ou de predicativo do sujeito?

Muito obrigada!

Resposta:

Neste caso, o constituinte «campeão nacional» desempenha a função sintática de predicativo do complemento direto.

O verbo sagrar admite vários usos:

(i) como verbo transitivo direto:

     (1) «Sagrou o templo.»

(ii) como transitivo direto e indireto:

     (2) «Sagrou o jovem a Deus.»

(iii) como transitivo-predicativo:

     (3) «Sagrou o jovem (como) padre.»

Neste último caso, o constituinte «o jovem» desempenha a função de complemento direto e «padre» de predicativo do complemento direto.

O constituinte com função de complemento direto pode também ser preenchido por um pronome, como se observa nos casos seguintes:

(4) «Sagrou-o padre.»

(5) «Sagrou-te padre.»

(6) «Sagrou-se padre.»

A frase (6) é equivalente à apresentada pela consulente, na qual se desempenha a função de complemento direto e campeão de predicativo de complemento direto:

(7) «O Manuel sagrou-se campeão.»

Disponha sempre!