Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
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Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Na frase, na qual se faz uma breve citação de Camões, perguntava-vos se o verbo destacado foi corretamente utilizado:

«O vento era muito forte como se fossem "touros indómitos".»

 

Resposta:

A forma verbal fossem deveria surgir com a forma fosse na frase em apreço.

(1) «O vento era muito forte como se fosse «touros indómitos».»

A 3.ª pessoa do singular deve surgir porque o sujeito do verbo é «o vento».

Acrescente-se que a frase transcrita em (1) inclui uma estrutura comparativa introduzida pela locução «como se». As comparações podem ser introduzidas pela conjunção como ou pela locução «como se». Esta última é considerada por diversos gramáticos como introduzindo uma comparativa hipotética1. No âmbito de uma construção desta natureza, a locução «como se» constrói-se com o verbo no conjuntivo, modo que expressa a hipótese ligada à situação apresentada.

A estrutura tem registo de uso em vários autores consagrados:

(2) «"Deixa-o lá ", disse a tua mãe, quase com doçura, como se defendesse o meu direito ao silêncio.» (David Mourão Ferreira, Tal e Qual o Que Era)

(3) «Sem desfitar os morros, como se os estivesse removendo com o olhar através da escuridão, o capitão admitiu que aquela voz falava também por dentro dos seus receios.» (João de Melo, Autópsia de um mar de ruínas, 1922)

Disponha sempre!

 

1. Cf., por exemplo, Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, p. 407.

A partícula apassivante <i>se</i>
Função sintática de se

Na frase «Ouviram-se os jovens», a palavra se desempenha que função sintática? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2  (dia 4 de maio de 2025).

Pergunta:

Qual será a importância e utilidade da utilização do pronome nenhuns (como plural de nenhum), se nenhum, literalmente, já quer dizer «zero» no caso?

Muitíssimo obrigado e um grande abraço!

Resposta:

Há contextos que exigem a forma plural nenhuns.

Nenhum pode ser usado como pronome ou como determinante com vários valores:

(i) «indica ausência ou negação total e usa-se sem outra partícula de negação, quando é determinante de um grupo nominal sujeito»:

     (1) «Nenhum livro foi ainda adotado pela escola.»1

(ii) «indica pessoa ou coisa indeterminadas»

     (2) «Falava mais que nenhuma outra pessoa.»1

Sobretudo com estes valores, e por uma questão de concordância, nenhum assume a forma nenhuns, se, tendo o papel de determinante, incidir sobre um nome plural:

(3) «Falava mais do que nenhuns outros alunos.»

Funcionando como pronome, se se referir a um nome plural, também assumirá a forma plural por uma questão de concordância:

(4) «Quando tiveres cabelos brancos, eu já não terei nenhuns.»

(5) «Ouvira falar daqueles livros e ainda não lera nenhuns.»

Disponha sempre!

 

1. Cf. Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa. 

Pergunta:

Na frase «Por experiência própria sei bem o esforço de concertação que é preciso empreender para que as vontades de todos (e muitas foram, seguramente) se harmonizem em torno da causa que a todos congregou», qual a função dos parênteses: comentário ou aparte?

Obrigada.

Resposta:

A classificação da expressão como um aparte não exclui a sua classificação como um comentário.

Num dado texto, um aparte corresponde a palavra ou frase que interrompe quem fala num discurso formal ou numa conversa. Este aparte pode ser sinalizado, na escrita, pelo uso de parênteses ou pelo uso de travessões. Note-se que um aparte pode ter várias funções: um comentário, uma explicação, apresentação de informação adicional, entre outras.

Por esta razão, poderemos afirmar que o segmento «(e muitas foram, seguramente)» é um aparte com a função de comentário.

Disponha sempre!

A atividade de escrita nas escolas e os desafios da IA
Aprender a ir além do ChatGPT que escreve um texto

«Os professores e professoras têm noção clara de que os alunos recorrem a chatbots como o ChatGPT para realizar atividades de escrita. Sabem também que a IA está a evoluir a uma rapidez incrível, pelo que é cada vez mais difícil comprovar que um texto foi escrito com a ajuda desta ferramenta ou mesmo integralmente feito por ela. Este facto tem claras implicações no desenvolvimento (ou na estagnação) das competências que se crê serem fundamentais para os alunos, pelo que não é viável continuar a planificar atividades letivas como se a IA não existisse.»

Reflexão da professora e linguista Carla Marques, que é também consultora permanente do Ciberdúvidas, sobre como integrar no ensino básico e secundário do impacto a Inteligência Artificial está a ter nas tarefas escolares. Texto publicado como editorial do n.º 22 (2025) do Boletim dos Sócios  da Associação de Professores de Português e aqui divulgado com a devida vénia.