Pergunta:
Na frase «Ao ouvirmos as histórias sobre Pessoa, é como se o conhecêssemos verdadeiramente:», o segmento «como se o conhecêssemos» é uma oração subordinada adverbial comparativa?
Quando a escrevi para colocar num exercício, assumi que era de facto uma adverbial comparativa. Porém, tendo em conta que as orações adverbiais têm função de modificador e o segmento parece desempenhar a função de predicativo do sujeito (ou não?), fiquei com dúvidas e considerei tratar-se de uma oração substantiva relativa. Será que podem ajudar-me a esclarecer?
Agradeço a ajuda.
Resposta:
Poderemos considerar a oração em questão como comparativo-condicional, uma classificação que não está prevista no Dicionário Terminológico e que, por esta razão, não se adequa ao contexto do ensino não superior.
Observe-se, antes de mais, que a frase assenta numa estrutura elíptica, que poderá corresponder ao que se apresenta em (1):
(1) «Ao ouvirmos as histórias sobre Pessoa, [esta experiência] é como se o conhecêssemos verdadeiramente.»
Deste modo, a oração principal será equivalente a (2), onde introduzimos o segmento «a experiência de» para facilitar a análise subsequente:
(2) «[A experiência de] Ouvir as histórias sobre Pessoa é como se o conhecêssemos verdadeiramente.»
A locução «como se» pode ser interpretada como expressando simultaneamente um valor comparativo e condicional1. Alguns autores, como Evanildo Bechara, apontam a possibilidade de se considerar que estamos perante uma oração comparativa que encerra, no seu interior, uma oração condicional, pois é possível desdobrar a construção em duas orações2:
(2a) «[A experiência de] Ouvir as histórias sobre Pessoa é como [seria a experiência] se o conhecêssemos verdadeiramente.»
Estas orações, como notaram alguns gramáticos, não assumem uma natureza completamente adverbial, podendo mesmo surgir em posições nominais, como ocorre na frase em análise, onde ocupa o espaço do predicativo do sujeito.
Por esta razão, poderemos considerar que a oração em análise, estando associada à cópula ser, desempenha a função de predicativo do sujeito.
De qualquer forma, estamos perante uma análise que ...