Textos publicados pela autora
Vírgulas com saudações em mensagens eletrónicas
Pergunta: Tenho visto inúmeras vezes, em emails e mensagens, as saudações «Bom dia»/«Boa tarde», seguidas de vírgula, sem o uso de vocativo.
Penso que não se justifica o uso da vírgula nesses casos. Gostaria de saber.
Por exemplo:
«Bom dia, Espero que esteja bem. ...»Resposta: Se considerarmos a expressão «Bom dia» como uma fórmula de saudação, usada, por exemplo, num email informal, ela poderá ser seguida de dois sinais de pontuação: os dois pontos ou a vírgula.
Qualquer destes sinais de pontuação terá a função...
O advérbio “apenasmente”.
Pergunta: Venho, por este meio, solicitar esclarecimento acerca do emprego do advérbio “apenasmente”.
Encontrei essa forma em alguns textos informais e gostaria de saber se ela é reconhecida pela norma-padrão do português, bem como se é registada nos dicionários ou atestada por gramáticas de referência.
Agradeço antecipadamente a atenção e o esclarecimento. Resposta: No português europeu, o advérbio apenasmente não tem registos de uso nem nos dicionários de referência nem no Corpus de...
Prazo e as preposições de, durante e por
Pergunta: A forma correcta de indicar o período temporal é durante ou por? No exemplo, «acordaram o prazo durante oito anos», ou «acordaram o prazo por oito anos»? Constato, há cerca de seis meses, em algumas rádios em Portugal, que há uma substituição da palavra durante pela palavra por quando querem referir-se a um determinado período temporal nos noticiários.
Grato pelo esclarecimento que possam fornecer.
[N. E. –...
Os hífenes em palavras compostas
no 46.º episódio de "Ciberdúvidas Vai às Escolas"
A colocação do hífen é obrigatória em «dona de casa» e «fim de semana»? Qual a razão?...
O adjetivo armazenada e o complemento do adjetivo
Pergunta: Na expressão «memórias armazenadas no cérebro», qual a função sintática de «no cérebro»?Resposta: O constituinte «no cérebro» desempenha a função de complemento do adjetivo.
Comecemos por recordar que a análise sintática deve sempre ocorrer no seio da frase, pelo que é aconselhável que insira os constituintes na frase a que pertencem, para que se possa analisar de forma ajustada a sua função.
No caso do constituinte apresentado, poderíamos considerar a sua inserção numa frase como a que se apresenta em (1):
(1)...
