Textos publicados pela autora
Despegar e desapegar
Pergunta: Diz-se "despegar" ou "desapegar"?Resposta: Os dois verbos podem ser usados como sinónimos em determinados contextos.
Assim, é possível usar ambos os verbos quando se descreve o ato físico de «desunir, separar o que se encontra ligado; quebrar a união entre dois ou mais elementos»1. Os verbos são também equivalentes ao serviço da descrição do ato de separação entre duas pessoas: «distanciar-se, alguém, de outrém; afastar-se, uma pessoa, de outra afetivamente» ou também «perder, alguém, a afeição por outrem»
Já...
Os verbos arder e queimar
Pergunta: É correto dizer-se «estavam três carros ardidos»?
Soa-me bastante melhor «estavam três carros queimados», mas não sei qual o fundamento na gramática para esta questão.
Também não me faz sentido se considerar a opção de o carro ter sido ardido porque, na verdade, eu posso queimar algo, mas não posso arder algo.
Obrigada.Resposta: As duas possibilidades estão corretas. Todavia, poderão veicular significados ligeiramente distintos.
O verbo arder é intransitivo e significa «estar em...
A construção «cidade de Lisboa»
Pergunta: Na frase «Cesário Verde foi dizer para a cidade de Lisboa...», o segmento «de Lisboa» desempenha a função sintática de complemento do nome ou modificador do nome restritivo?
ObrigadaResposta: O caso em apreço constitui uma situação particular associada aos nomes próprios.
O constituinte «cidade de Lisboa» é um grupo nominal constituído por um nome nuclear (cidade), que, neste caso, descreve a categoria da entidade referida e que permite incluí-la na toponímia (nomes de lugar, localidade)....
Modificador do nome: «O mundo da arte»
Pergunta: Na frase «O mundo da arte está cheio de modelos femininos», qual a função sintática de "da arte"?
Muito obrigada.Resposta: No caso em apreço, o constituinte «da arte» desempenha a função sintática de modificador do nome restritivo.
Mundo é um nome autónomo, com identidade semântica independente, o que significa que não pede um argumento que complete o seu sentido. Neste caso, o constituinte «da arte» incide sobre o nome mundo e restringe o seu sentido, associando-lhe um valor...
Pronomes pessoais átonos e frases optativas
Pergunta: Eu gostaria de tocar mais uma vez num assunto que já foi tratado cá no Ciberdúvidas, porém as respostas ainda não me satisfizeram. No dia 8 de outubro de 2024, quanto à minha pergunta em torno da frase “Bons olhos o vejam” e quanto à sua colocação pronominal enclítica, vós me respondestes o seguinte:
«Quanto à colocação do clítico, a próclise (colocação antes do verbo) ocorre porque a frase é optativa/exclamativa. Quando a frase inclui uma palavra exclamativa ou a própria frase tem uma natureza exclamativa,...
