Textos publicados pela autora
Vírgulas e «mas sim»
Pergunta: Na frase «Não se pretende vender um produto, mas sim promover uma ideia», perguntava-vos se, neste contexto, é obrigatório isolar o advérbio sim entre vírgulas.
Julgo que as podemos dispensar. Mesmo na oralidade, posso optar por não o realçar ou enfatizar.
ObrigadoResposta: Com efeito, neste caso, não será necessário recorrer ao uso da vírgula, embora esta não seja impossível.
O advérbio de afirmação sim procede, nesta frase, a um reforço da situação...
«Tenho uma gaveta, não sei que lhe faça nem sei que lhe meta»
Significado do provérbio
A professora Carla Marques aborda, no desafio semanal, o significado do provérbio «Tenho uma gaveta, não sei que lhe faça nem sei que lhe meta». (Rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 28/09/2025)...
A sintaxe do verbo aplicar
Pergunta: «Na verdade, ficou demonstrado pela prova documental e testemunhal recolhida na fase instrutória, que este aluno tinha os instrumentos de avaliação, testes de avaliação sumativa, fichas de avaliação e de trabalho exatamente iguais a todos os seus colegas, OS/AOS quais não tinham sido aplicadas quaisquer medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, no âmbito da educação inclusiva.»
Deve-se escrever «os» ou «aos» antes de «quais»? As vírgulas estão todas bem empregadas?
Obrigado.Resposta: A versão correta...
A retoma de orações pelo pronome o
Pergunta: O «o fez» está correto na seguinte frase?
«A vitória não foi pelo combate, como o fez Napoleão.»
Por favor, explique.
Grata.Resposta: A frase apresenta alguma ambiguidade, não devido à possibilidade de o pronome o retomar antecedentes oracionais, mas devido à sintaxe adotada.
O pronome pessoal clítico na forma acusativa o pode ter como antecedente uma oração, como se observa em (1), frase em que o retoma o constituinte «que estaria disponível para...
Após e «depois de»
Pergunta: Poderiam me informar se há alguma doutrina que oriente a não usar a preposição após sugerindo a locução «depois de» em seu lugar?
Pergunto isso porque , sem mencionar o nome da obra tampouco seu autor, vi em um manual do tipo “dicionário de dúvidas de português”, o qual não aconselha o uso dessa preposição sugerindo substituí-la por «depois de».Resposta: A preposição após poderá ser usada como equivalente da locução «depois de», como se verifica nas frases seguintes:
(1)...
