Textos publicados pela autora
Indumentária e «roupão de banho»
Pergunta: Um simples roupão de banho pode ser considerado uma indumentária?Resposta: Em determinados contextos, um roupão de banho pode, com efeito, ser considerado indumentária.
A palavra indumentária pode ter várias aceções. No caso em apreço, o uso pode ativar sentidos como «conjunto de roupas usadas por uma pessoa». Também pode ser associada a um evento específico, com o valor de «tipo de roupa usada num determinado evento, contexto».
Assim, poderemos afirmar algo como:
(1)...
O valor imperfetivo de «começou a fazer...»
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem quanto ao valor aspetual configurado no seguinte enunciado:
«O João começou a fazer os trabalhos de casa depois do almoço.»
A minha dúvida prende-se com o valor aspetual presente no complexo verbal «começou a fazer».
Por um lado, parece poder ser imperfetivo; mas a utilização do pretérito perfeito deixa-me a pensar se deverá ser considerado perfetivo.
Obrigado.Resposta: O valor aspetual presente na frase em apreço é o imperfetivo.
Um dos elementos distintivos entre os...
A palavra contactante
Pergunta: Gostaria de saber se a palavra "contactante" existe na língua portuguesa.
Encontrei no site da Priberam, mas não existe em mais nenhum...
Obrigado.Resposta: O adjetivo contactante é uma palavra bem formada e já tem, com efeito, verbete no Dicionário Priberam.
Contactante significa «que ou quem faz contacto» e forma-se a partir da junção do sufixo -nte à base verbal contacta-, tal como acontece com outras...
«Viagem a» x «viagem para»
Pergunta: Tenho uma pergunta sobre a preposição usada com o substantivo viagem. Estou a aprender português e, com muita frequência, tenho dúvidas nesse aspeto (na utilização de preposições depois de substantivos).
Encontrei algumas páginas aqui, no Ciberdúvidas, sobre a regência do verbo viajar. Pelo que entendi, devemos usar sempre a preposição para depois deste verbo (não importa se a estadia é de longa ou de curta duração). Mas qual é a situação com o...
