Pergunta:
Como sabemos, os advérbios 'nunca' e 'jamais' pertencem, agora, aos advérbios de tempo. Será que podemos dar como exemplos de frases com polaridade negativa aquelas que incluem estes dois advérbios? Como explicar aos alunos que é uma frase com polaridade negativa, se não está presente um advérbio de negação? Não vejo, nos projetos editoriais, esta questão muito clara! Muito obrigada.
Resposta:
A polaridade negativa é descrita no Dicionário Terminológico como o «Valor afirmativo ou negativo de um enunciado». Acrescenta-se ainda que «A polaridade negativa pode ser expressa através do advérbio de negação ou de outras palavras ou expressões com valor negativo».
Assim sendo, há determinadas palavras que têm a capacidade de alterar a polaridade das frases. Neste âmbito, não, sem e nem são considerados os marcadores de negação fundamentais1. Como se pode observar, estes marcadores são, respetivamente, um advérbio de negação, uma preposição e uma conjunção, o que significa que palavras pertencentes a diferentes classes podem determinar a polaridade negativa de uma frase. O mesmo acontece a nunca e jamais, que, de acordo, com os documentos oficiais2 que estruturam o ensino do Português em Portugal, deverão ser classificados como advérbios de tempo, classificação que integra uma visão tradicional e de âmbito semântico.
Como afirma Matos, «Usualmente, as unidades que expressam a negação têm polaridade negativa inerente, ou seja, por si sós veiculam o sentido negativo da expressão linguística a que se aplicam». (in Mira Mateus et al., Gramática da Língua Portuguesa. Caminho, pp. 780).
(ver também os Textos Relacionados)
Disponha sempre!