Textos publicados pela autora
O uso de nenhuns
Pergunta: Qual será a importância e utilidade da utilização do pronome nenhuns (como plural de nenhum), se nenhum, literalmente, já quer dizer «zero» no caso?
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: Há contextos que exigem a forma plural nenhuns.
Nenhum pode ser usado como pronome ou como determinante com vários valores:
(i) «indica ausência ou negação total e usa-se sem outra partícula de negação, quando é...
Um aparte com função de comentário
Pergunta: Na frase «Por experiência própria sei bem o esforço de concertação que é preciso empreender para que as vontades de todos (e muitas foram, seguramente) se harmonizem em torno da causa que a todos congregou», qual a função dos parênteses: comentário ou aparte?
Obrigada.Resposta: A classificação da expressão como um aparte não exclui a sua classificação como um comentário.
Num dado texto, um aparte corresponde a palavra ou frase que interrompe quem fala num discurso formal ou numa conversa. Este aparte pode ser...
A atividade de escrita nas escolas e os desafios da IA
Aprender a ir além do ChatGPT que escreve um texto
«Os professores e professoras têm noção clara de que os alunos recorrem a chatbots como o ChatGPT para realizar atividades de escrita. Sabem também que a IA está a evoluir a uma rapidez incrível, pelo que é cada vez mais difícil comprovar que um texto foi escrito com a ajuda desta ferramenta ou mesmo integralmente feito por ela. Este facto tem claras implicações no desenvolvimento (ou na estagnação) das competências que se crê serem fundamentais para os alunos, pelo que não é viável continuar a planificar atividades...
Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática
III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3)
Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Carla Marques, Matilde Gonçalves e Noémia Jorge. Reúne um conjunto de artigos que resultam dos contributos apresentados no III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3) e que, à semelhança das duas edições anteriores, resultam de investigações recentes sobre discurso académico. Nesta edição, dá-se especial destaque à relação entre elaboração de conhecimento humano...
O imperfeito do conjuntivo em lugar do mais-que-perfeito do conjuntivo
Pergunta: Acabei de ler o titular que se segue: «Se o Salgueiro Maia cumprisse a ameaça de destruir o Carmo, teriam morrido centenas de pessoas.»
Gostaria de saber se esse uso do imperfeito do conjuntivo é correto, ou deveria ser «tivesse cumprido», dado que é um facto do passado.
No caso de o uso ser correto, gostaria de saber o porquê.
Muitíssimo obrigada.Resposta: Neste caso, é possível usar tanto o pretérito imperfeito como o mais-que-perfeito do conjuntivo, embora este último seja mais comum.
A frase em apreço...
