Textos publicados pela autora
A expressão «musa inspiradora»
Pergunta: Um amigo me disse que "musas inspiradoras" é pleonasmo vicioso/redundância viciosa, mas não sei mais se "musas inspiradoras" é pleonasmo estilístico/redundância estilística, pleonasmo vicioso/redundância viciosa ou não pleonasmo/não redundância!
O que vocês entendem do assunto todo no caso então?
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem que consiste numa repetição de termos ou ideias que não está ao serviço do reforço ou clarificação da...
Ato ilocutório assertivo: «Falo do tempo e de pedras» (Saramago)
Pergunta: Agradecia que me indicassem o ato de fala presente em «Falo do tempo e de pedras, e, contudo, é em homens que penso« (José Saramago, A Bagagem do Viajante, 8.ª ed. Editorial Caminho, 2010, pp. 223-225).Resposta: Os atos de fala constituem ações linguísticas que têm lugar através de um dado enunciado que um locutor dirige a um dado ouvinte num determinado espaço e num determinado tempo. Este enunciado é sempre associado a uma intenção comunicativa com uma determinada força ilocutória (informar,...
Indumentária e «roupão de banho»
Pergunta: Um simples roupão de banho pode ser considerado uma indumentária?Resposta: Em determinados contextos, um roupão de banho pode, com efeito, ser considerado indumentária.
A palavra indumentária pode ter várias aceções. No caso em apreço, o uso pode ativar sentidos como «conjunto de roupas usadas por uma pessoa». Também pode ser associada a um evento específico, com o valor de «tipo de roupa usada num determinado evento, contexto».
Assim, poderemos afirmar algo como:
(1)...
O valor imperfetivo de «começou a fazer...»
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem quanto ao valor aspetual configurado no seguinte enunciado:
«O João começou a fazer os trabalhos de casa depois do almoço.»
A minha dúvida prende-se com o valor aspetual presente no complexo verbal «começou a fazer».
Por um lado, parece poder ser imperfetivo; mas a utilização do pretérito perfeito deixa-me a pensar se deverá ser considerado perfetivo.
Obrigado.Resposta: O valor aspetual presente na frase em apreço é o imperfetivo.
Um dos elementos distintivos entre os...
