Na frase «Macau é, a par com Hong Kong, uma das Regiões Administrativas Especiais da China.», o uso da locução «a par com» está correto?
Com efeito, este uso está correto. A locução «a par com» significa «juntamente com; ao lado de» e é sinónima da locução «a par de».
Assim, para indicar que uma situação existe ou funciona ao lado de outra ou paralelamente a outra, poderemos usar tanto a locução «a par de» como a locução «a par com».
O falante comum poderá ter uma sensação de estranheza ao ouvir a locução «a par com». Tal ocorre normalmente quando uma dada palavra ou expressão são menos usadas. Mas tal não significa que se esteja perante uma construção incorreta.
Aliás encontramos o uso desta locução inclusive na literatura. Recordamos aqui uma passagem de Hélia Correia, na obra Insânia, de 1996, onde este uso fica exemplificado:
«Mas nós, a quem foi dado conhecer o seu íntimo e, como é uso, a par com o poder exercemos também o desrespeito, vemos que havia em todos eles uma fraqueza, uma vontade mais sediciosa de demorar, de adormecer ali».
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_a par com]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 17 de novembro de 2024.