Pergunta:
Examine-se o seguinte excerto:
«Usei a esperteza para defender o meu leito conjugal. Conheço umas palavras que valem por uma senha. É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade...»
Quanto ao período «É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade», supondo-se que seja composto por subordinação, como classificar as orações? Qual delas é a principal?
Se se considerar a primeira como condicional equivalendo a «se eu disser essas palavras», a principal seria a outra. Mas também se pode tomar a primeira como principal, classificando-se a segunda como subordinada consecutiva, já que se pode perceber ideia de consequência nessa oração.
Obrigado.
Resposta:
Formalmente, a frase apresentada, aqui transcrita em (1), inclui uma relação de coordenação copulativa, uma vez que estamos em presença de uma oração introduzida pela conjunção copulativa e, que assume a função de a conectar à estrutura anterior:
(1) «É só dizer essas palavras, e posso dormir sossegado com relação à fidelidade.»1
O valor de base atribuído pela conjunção e à conexão é o de adição, como se observa em (2):
(2) «O Rui leu um livro e a Ana escreve um artigo.»
Não obstante, a coordenação com e pode assumir outros valores2, como por exemplo:
(i) valor adversativo:
(3) «Estou exausta e (=mas) não posso descansar.»
(ii) valor conclusivo:
(4) «Consegui entregar o trabalho a tempo e (=logo/por isso) mereço um belo passeio.»
(iii) valor de sequencialidade temporal
(5) «Acordei e (depois) levantei-me.»
(iv) valor condicional:
(6) «Termina o trabalho e ficas de férias.» (=Se terminares)3
Ora, é exatamente este último valor que se encontra na frase (1), o que permite afirmar que ela é equivalente a uma construção condicional.
Assim, em termos formais estamos perante uma construção copulativa; em termos semânticos, estamos perante uma construção com valor condicional.
Disponha sempre!
1. A frase apresenta integra o conto “No Departamento dos Correios”, de