Textos publicados pela autora
A subclasse dos nomes mês, semana, dia e hora
Pergunta: Embora já tenha lido as respostas dadas às questões colocadas sobre as palavras mês, semana, dia, e hora serem ou não nomes coletivos, continuo a ter dúvidas.
Não entendo a razão para se olhar para a definição das mesmas como partes de um todo e não como conjuntos. Além disso, não me parece correto que um conjunto com um número definido de elementos idênticos, como "semana", não seja considerado um nome coletivo.
Agradeço a atenção dada a...
O advérbio abaixo numa mensagem eletrónica
Pergunta: Tem-me acontecido enviar um e-mail e em resposta fico na dúvida se se diz «podem ler no e-mail em baixo...» ou «podem ler no e-mail abaixo».
O que é correto?
Obrigado.Resposta: Ambas as formas são possíveis.
O advérbio abaixo pode ser usado com o valor de “em lugar inferior” (Priberam), sendo sinónimo de infra e antónimo de acima ou supra.
Por seu turno, a locução «em baixo» poderá ser...
Modificador do adjetivo: «a língua falada na faixa ocidental da Península Ibérica»
Pergunta: Gostaria de saber como classificam sintaticamente o constituinte «na faixa ocidental da Península Ibérica"» na seguinte frase:
«O galego-português era a língua falada na faixa ocidental da Península Ibérica.»Resposta: O constituinte em questão desempenha a função de modificador do adjetivo.
O constituinte «na faixa ocidental da Península Ibérica» incide sobre o adjetivo falada e não sobre o verbo ser, o que é indicado pela anomalia que a omissão do adjetivo traz à...
A sintaxe do verbo ceder
Pergunta: Gostaria de saber se o verbo ceder pode construir regência com a preposição em?
Muito obrigada.Resposta: Embora não seja possível identificar construções muito variadas com esta preposição, o verbo ceder pode ser usado com a preposição em.
Neste caso, o verbo ceder terá um valor de «abdicar; fazer cedência» e terá um uso transitivo indireto, como se verifica na frase (1):
(1) «O jovem cedeu neste assunto.»
Na...
Patético e ridículo
Pergunta: Estava lendo uma postagem do site Origem da Palavra. Daí, fiquei bem curioso e interessado em saber de vez: quais são as diferenças de significados em português entre as palavras patético e ridículo?
A propósito: o serviço de vocês é bem diferente, interessante, rico e único na realidade!
Por favor, muitíssimo obrigado e um grande abraço!Resposta: As palavras patético e ridículo têm significados distintos.
A palavra...
