Textos publicados pela autora
Porque, atrator de pronome átono
Pergunta: Estava a assistir à reportagem da TVI sobre um eclipse solar híbrido na região Ásia-Pacífico e quando um espectador começou a comentar apareceu:
«Foi difícil convencê-los ao início, porque disse-lhes que ia durar só um segundo.»
Não devia ser «porque lhes disse»? Será só um erro? O pronome não devia estar atrás do verbo?
Gostaria de saber se essa frase está correta ou não.
Obrigado.Resposta: O pronome deveria ser colocado antes do verbo.
Com orações subordinadas finitas, o pronome clítico...
Veloz vs. velozmente
Pergunta: Gostaria de saber se há algum problema gramatical com a seguinte frase:
«Ela corre veloz.»
Porque normalmente falamos: «Ela corre rápido.»
Ou o ideal devia ser «Ela corre velozmente»?Resposta: A opção mais elegante será a construção «corre velozmente». Esta opção deve-se ao facto de a classe do verbo se compatibilizar com a do advérbio, que incide sobre aquele modificando-o. Neste caso, o advérbio velozmente incide sobre correr, expressando um valor de modo.
Não...
Coordenação de orações com «certificar-se (de)»
Pergunta: Ao utilizar «de que» numa frase mais do que uma vez, é necessário repetir sempre esta combinação? Deixo alguns exemplos abaixo:
– a) «Certifique-se de que o motor liga e de que a luz acende», ou b) «Certifique-se de que o motor liga e que a luz acende»;
– a) «Certifique-se de que o dispositivo está instalado, de que não está danificado e de que funciona corretamente», ou b) «Certifique-se de que o dispositivo está instalado, que não está danificado e que funciona corretamente.»
Agradeço, desde já, a...
Didática do Português
Sinais de um percurso de vida
Emília Amor, recentemente falecida (22 de abril de 2023), deixou-nos uma última publicação: a obra Didática do Português. Sinais de um percurso de vida, editada pela Fundação Manuel Leão (2022). Trata-se da compilação que, de certo modo, vem dar continuidade à sua Didática do Português – Fundamentos e Metodologia (Texto editora, 1992), uma obra absolutamente nuclear no campo da didática da língua, que até hoje se mantém pertinente e inquietante. Na publicação agora vinda a lume, os...
Os adjetivos amigável e amistoso
Pergunta: Qual a diferença entre «cooperação amigável» e «cooperação amistosa»?
Muito obrigado.Resposta: É difícil estabelecer uma fronteira entre as duas expressões, dado que elas são usadas como equivalentes. Este facto deve-se à sinonímia existente entre amigável e amistoso.
Amigável significa «que é próprio dos que se querem bem, dos amigos; que se processa de forma afetuosa, com amizade; que não envolve conflito; que é feito ou se resolve a bem, que é de...
