Pergunta:
Ouço, com muita frequência, várias pessoas (algumas consideradas "cultas") utilizarem as palavras embalagem e embalo como sinónimas no sentido de movimento.
Para mim nada têm em comum.
Pergunto: estarei errada?
Grata pela atenção dispensada.
Resposta:
Em determinados contextos, as palavras poderão ser usadas com um sentido equivalente. Todavia, têm também sentidos próprios e específicos.
O nome embalagem poderá descrever tanto o «ato de ganhar velocidade, de acelerar, de embalar» como a «capacidade de agir ou executar algo rápida e sequencialmente; velocidade na execução de algo»1 (uso informal).
Por sua vez, o nome embalo tem significados como a «ação ou resultado de embalar» ou o «movimento de vaivém lento e regular». Em usos informais, também pode significar «capacidade de agir ou executar algo rápida e sequencialmente; velocidade na execução de algo»1, uso equivalente ao de embalagem.
Em construções como «tomar embalagem; ganhar embalagem», o nome embalagem assume o sentido de «ato de ganhar velocidade, de acelerar, de embalar»1. O nome embalo também pode ter associada esta mesma ideia de movimento.
Disponha sempre!
1. Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa