Pergunta:
Ao ler uma notícia, deparei-me com a seguinte frase:
«Um carro contratado para conduzir um funcionário da equipe do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, foi roubado por criminosos na manhã desta quinta-feira (14), na Rua do Riachuelo, no Centro do Rio, em frente ao Hotel Monte Alegre.»
Minha dúvida é quanto à justificativa do uso indiscriminado de vírgulas na presença de adjuntos adverbiais nessa frase:
«na manhã desta quinta-feira (14)» ⇒ um adjunto adverbial tempo
«na Rua do Riachuelo» ⇒ um adjunto adverbial de lugar
«no Centro do Rio» ⇒ seria um adjunto adverbial de lugar ou um aposto circunstancial que identifica a região como localizada no Centro do Rio?
«em frente ao Hotel Monte Alegre» => seria um simples adjunto adverbial de lugar ou um aposto circunstancial que identifica o lugar exato do Centro do Rio em que ocorreu o crime?
Faço essa pergunta, pois alguns adjuntos adverbiais nessa oração parecem se comportar como apostos, ou seja, dando apenas informações extras, que podem ser facilmente suprimidas.
Desculpem se ficou meio confuso!
Resposta:
Poderemos interpretar os constituintes referidos pela consulente como estando integrados num sintagma preposicional que, no seu conjunto, se relaciona com o verbo, tal como se ilustra em (1):
(1) «[…] foi roubado por criminosos na manhã desta quinta-feira (14) [, na Rua do Riachuelo, no Centro do Rio, em frente ao Hotel Monte Alegre].»
Nesta linha, será a totalidade do sintagma preposicional «na Rua do Riachuelo, no Centro do Rio, em frente ao Hotel Monte Alegre» que desempenha a função de adjunto adverbial de «foi roubado».
No interior deste sintagma, existem funções sintáticas que se definem assumindo como elemento nuclear o constituinte «Rua [do Riachuelo]». Serão, deste modo, funções internas ao sintagma nominal, ou seja, são funções adnominais. Neste plano, os constituintes «no Centro do Rio» e «em frente ao Hotel Monte Alegre» desempenham a função de aposto explicativo (circunstancial), modificando o núcleo nominal «Rua [do Riachuelo]»1.
As vírgulas são necessárias para isolar cada um dos apostos, delimitando-os.
Disponha sempre!
1. Baseamos a nossa interpretação nos princípios de Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, pp. 593-605; 613-615.
* Por ser brasileira a consulente, foi usada na resposta a nomenclatura gramatical do Brasil.