Pergunta:
Vi recentemente um exercício de gramática que suscitou uma dúvida. No exercício pedia que se sublinhasse o complemento oblíquo: «Sempre que tem problemas, a Mónica recorre aos pais.»
Nas soluções do exercício aparece «aos pais» como complemento oblíquo.
No exercício seguinte era, então, pedido que substituíssem o complemento oblíquo por um pronome (precedido de preposição). Nas soluções aparecia «Sempre que tem problemas, a Mónica recorre a eles».
É possível dizer-se/escrever-se "recorre-lhes"? Se sim, não seria de considerar que "aos pais" é complemento indireto?
No mesmo exercício, numas alíneas à frente, aparecia a frase «Ele estava muito feliz com aquela notícia».
«Muito feliz» acredito que seja predicativo do sujeito por ser "pedido" por um verbo copulativo (estar).
Assim, qual seria a função sintática de "com aquela notícia"? Modificador?
Obrigada pela atenção.
Resposta:
O constituinte «aos pais» tem, com efeito, a função sintática de complemento oblíquo.
O verbo recorrer pode construir-se com a sequência «a + pronome pessoal», como em (1), mas não aceita ser seguido de pronome pessoal clítico1, como se verifica pela inaceitabilidade de (2):
(1) «Sempre que tem problemas, a Mónica recorre a eles.»
(2) «*Sempre que tem problemas, a Mónica recorre-lhes.»
A inaceitabilidade da construção do verbo com pronome lhe é confirmada pela Gramática do Português, onde se aponta que «a impossibilidade de *o Miguel recorreu-lhes ou *obriguei-lhe o João mostra que o complemento [«o Miguel recorreu a eles»] não é indireto»2, e por Celso Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal, onde se pode ler «recorrer a ele (não *recorrer-lhe)» (p. 438)), entre outros.
Estas descrições indicam que o constituinte «aos pais» tem a função de complemento oblíquo e não de complemento indireto (que aceita ser substituído pelo pronome lhe(s))3.
Na segunda frase apresentada pela consulente, o constituinte «com aquela notícia» depende diretamente do adjetivo feliz, pelo que desempenha a função de complemento do adjetivo. A frase terá a análise que a seguir se apresenta:
(3) «[...