DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Textos publicados pela autora

Consultório

Tempo verbal e género textual

Pergunta: Qual a forma correcta de escrever o verbo no seguinte caso? Exposição do caso: Há uma pessoa que trabalha num serviço e teve de fazer um relatório. Ao escrever, e em jeito de conclusão, a pessoa disse: «Pelo exposto, pudemos concluir que A não deve pagar, etc.» A dúvida é: este «pudemos» é com "o" ou com "u"? Para mim, tem que se utilizar a forma presente «nós podemos», porque a pessoa está a fazer um relatório no presente. No entanto, há quem diga que se utiliza a forma «nós pudemos» quando é para fazer prova. Podemos ainda...

Consultório

Texto exortativo e texto injuntivo

Pergunta: Gostaria de saber se o texto injuntivo é o mesmo que o texto exortativo. A frase «Defenda a natureza» seria classificada como injuntiva ou exortativa? Desde já agradeço a atenção.Resposta: Apesar de poder encontrar, na bibliografia sobre semântica e sintaxe, a classificação «frase injuntiva», como sinónima de «frase imperativa», a verdade é que para uma caracterização textual (que será o que pretende) não pode atender apenas a um enunciado isolado. A correspondência texto exortativo — texto injuntivo não pode...

Consultório

Implicitações convencionais e conversacionais

Pergunta: O que são implicitações convencionais e conversacionais?Resposta: A classe das implicitações/implicaturas integra duas subclasses: as implicaturas convencionais e as implicaturas não convencionais. As implicaturas convencionais são as inferíveis através de palavras ou de sequências de palavras. (O termo convencional refere, especificamente, aquilo que tem realização linguística.) Ex.: «Surpreende-me que o Zé Tinoco seja astronauta.» Implicatura convencional: «O Zé Tinoco é...

Acordo Ortográfico

Caos ortográfico

Qual vai ser o "efeito colateral" da aplicação do Acordo nas escolas? Mínimo. Mas isso não é, realmente, um sintoma positivo. É este o tema do artigo de Ana Martins no Sol. Na sua última catilinária anti-Acordo, Vasco Graça Moura exigiu do Ministério da Educação (ME) o delineamento de metodologias de ensino da nova ortografia. Uns dias antes foi noticiado que o ME estaria a preparar a testagem da aplicação do Acordo Ortográfico em escolas-piloto....

Consultório

Sobre o quantificador, o modificador e o predicativo do complemento directo

Pergunta: [...] De Ana Sousa Martins, deparo hoje com um texto que me suscita comentário. Mas já antes de ontem eu tinha silenciado uma outra questão. Então, aí vão duas! PRIMEIRA «2. Diz-se "tudo o que foi/é possível", em que tudo é pronome indefinido. Poderíamos pensar em "tudo o possível" como uma estrutura elíptica (em que se omitem termos) de "tudo o que foi possível", mas essa estrutura é apenas hipotética, dado que não tem representatividade nos corpora consultados (CETEMPúblico e Clássicos da Literatura...
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