DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Textos publicados pela autora

Consultório

«Educação para a imagem»

Pergunta: Gostaria de saber se a frase «educação à imagem» está correcta em português. Em francês diz-se «education à l´image», que quer dizer «educar o olhar relativamente à imagem (ao cinema)». Em Portugal esta expressão é às vezes transformada em «educação pela imagem», o que não quer dizer a mesma coisa.Resposta: O verbo educar aparece comummente regido da preposição para quando assume o significado de formar, sensibilizar ou...

Consultório

Glossário com vocábulos recentes

Pergunta: Gostaria de saber se existe algum glossário com vocábulos de introdução recente na língua portuguesa que obedeçam aos critérios de formação vernácula. Obrigada.Resposta: Consideram-se duas vias de formação de neologismos: palavras formadas dentro da língua (i) e formações neológicas provenientes de outras línguas (ii). Não temos conhecimentos de um glossário que contemple apenas os neologismo do tipo (i). Deixamos, todavia, referência de glossários de neologismos (gerais e por áreas de...

Consultório

A distinção entre siglas e acrónimos

Pergunta: A minha dúvida refere-se à distinção entre siglas e acrónimos. Li algumas das respostas anteriores, mas não fiquei devidamente esclarecida, uma vez que em certas respostas aquilo que já tinha sido definido como sigla era apresentado como acrónimo, e vice-versa. Compreendo que isto resulta de diferentes interpretações, mas (e digo isto em jeito de desabafo) às vezes é mais subjectiva a interpretação de aspectos gramaticais do que a interpretação de um poema... Vou colocar a minha dúvida baseada na definição de sigla...

Consultório

Sobre a conjunção e

Pergunta: Na frase: «A minha casa é bonita. E a tua?» — O e é uma conjunção?Resposta: Sob o ponto de vista sintáctico, e é uma conjunção que coordena orações com a mesma função sintáctica e semântica: «A minha casa é bonita, e a tua não vale nada.» À luz da pragmática e da linguística textual, e corresponde a um conector, verificando-se que o sentido aditivo que transporta estende-se, em contexto interaccional, a um valor discursivo de continuação/completação de uma sequência pelo...
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa