Textos publicados pelo autor
O vocábulo "crencial"
Pergunta: Ainda sobre o vocábulo “creencial”:
Ele surge, com efeito, em alguns escritos portugueses (vide infra), suponho que por contaminação do espanhol. Com efeito, é termo corrente em trabalhos de História da Religião e Antropologia em livros publicados naquele país.
A questão que se põe é se é “legítimo” empregar-se em português, e, se não, qual o vocábulo a utilizar: "crencial" (relativo à crença)?
Grato pela atenção.
________
“(…) Pinheiro Morão e Duarte Madeira Arraes debateram-se com dificuldades...
A palavra casal e os nomes colectivos
Pergunta: Casal é um nome comum. Poderá ser considerado um nome colectivo?
Resposta: Casal é um nome comum que se refere a uma única residência rural. Se nos referirmos a um pequeno aglomerado de residências rurais, estamos a usar a palavra casal como nome colectivo. Se nos referimos a um casal de pombos ou de outros animais, então casal também é nome colectivo.1
1 O Dicionário Houaiss (s. v. coletivo) inclui entre os colectivos numerais a palavra par, sinónimo de...
O aumentativo da palavra sino
Pergunta: Gostaria de saber o aumentativo da palavra sino.
Obrigada.Resposta: O sino é um objecto útil pelos sinais que emite. O tamanho é um aspecto secundário que tem relevância apenas quando vários sinos tocam em conjunto.
Embora alguns falantes possam ocasionalmente dizer sinão, segundo a regra geral da formação dos aumentativos sintéticos, na prática, usamos o aumentativo analítico, como, por exemplo: «sino enorme», «sino pesadão», etc....
Precatório e precatoriamente
Pergunta: Da palavra precatório poderemos, ou não, formar o advérbio de modo da forma mais corrente, acrescentando o sufixo -mente, ou seja...
... "precatoriamente"?
A pesquisa nos dicionários correntes (Porto Editora) não encontra a palavra. Se não for possível, qual a regra (se alguma) aplicável na formação do advérbio de modo?
Obrigado.Resposta: O adjectivo precatório/a é de origem latina e tem largo uso na língua portuguesa.
O advérbio de modo precatoriamente é de uso restrito e, por esse motivo, ainda não figura...
Concordância: «considerar algo necessário/alguma coisa necessária»
Pergunta: Na frase «Caso venha a ser considerado necessário a prestação dos seus serviços será contactado oportunamente», não sei se devo escrever: «... considerada necessária...» para o feminino, ou «... considerado necessário a prestação» para o masculino.
Grata pela atenção.Resposta: Na frase apresentada, as palavras nucleares «a prestação dos seus serviços» foram colocadas depois das formas verbais.
Se colocarmos estas palavras antes das formas verbais, tornaremos a concordância mais evidente:
«Caso a...
