A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Recentemente foi-me referenciada uma doente em que o termo "alectuada" era usado no sentido de dizer que a doente estava acamada. Não consegui encontrar no meu dicionário nem numa pesquisa no Google. Gostaria de saber se esta palavra existe.

Resposta:

O termo "alectuado/alectuada" é um latinismo com base no substantivo latino lectu-, «cama», que deu lugar ao substantivo da língua portuguesa leito.

Este latinismo não é usual, salvo para o seu criador e possíveis seguidores.

Pergunta:

Qual é o superlativo absoluto sintético de aérea?

Resposta:

O adjectivo aéreo em sentido denotativo (ou relacionado com a realidade) não tem uso no superlativo, porque é um adjectivo não graduável como todos os chamados relacionais (o asterisco indica agramaticalidade):1

(1) um engenheiro civil (*um engenheiro muito civil)

(2) uma companhia aérea (*uma companhia muito aérea)

No entanto, poderemos encontrar o superlativo absoluto sintético em sentido conotativo (ou figurado). Exemplo: «O João é aéreo, mas o Carlos é aeríssimo.»


1 [...]os adjectivos relacionais, também designados adjectivos temáticos e referenciais, geralmente denominais, que representam argumentos dos nomes com os quais são combinados e que por isso recebem relações temáticas diversificadas; de Agente (a revolta estudantil, a destruição romana da cidade, a recusa presidencial, a aprovação ministerial); de Experienciador (preocupação popular),de Tema (crítica musical) de Possuidor (trânsito urbano).» Mateus, Maria Helena Mira et al. Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, pág. 376)

Pergunta:

Na seguinte frase, como se classifica morfologicamente a palavra tristeza?

«O Manuel olhou para a mãe com uns olhos carregados de tristeza.»

Resposta:

Tristeza é um nome (ou substantivo) abstracto, pois refere o estado de quem se revela triste.

 

N.E. [26/05/2022] - À luz do Dicionário Terminológico, a classificação morfológica é análise dos constituintes e da formação da palavra.

Pergunta:

Gostaria de saber se a palavra piroseira pode ser classificada morfologicamente como um adjectivo. Piroso sei que é um adjectivo, agora piroseira não consigo encontrar a classificação desta palavra.

Obrigada.

Resposta:

A palavra piroseira é um substantivo abstracto derivado do adjectivo piroso acrescido do sufixo -eira. Corresponde à qualidade daquilo que é piroso.

Na língua portuguesa, existem outros substantivos formados também com o sufixo -eira: canseiratrabalheira, etc.

Pergunta:

Qual é o aumentativo de gota e de ruído?

Resposta:

aqui falámos do aumentativo de gota, o qual não se usa. O aumentativo deverá ser, portanto, construído de forma analítica; exemplo: «Era uma gota enorme.»

O ruído é produzido pela vibração dos corpos. Depende, portanto, da sua origem. As diferenças são até medidas em decibéis. O aumentativo pode ser apresentado de forma analítica. Exemplo: «Era um ruído muito intenso, cansativo, insuportável, etc.» No entanto, em teoria e eventualmente na linguagem familiar ou infantil, é possível formar "ruidão".