A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria que me confirmassem se a expressão «fazer uma tempestade num copo de água» é uma expressão idiomática. Podendo ser considerada uma figura de estilo, de que figura se trata?

Os meus agradecimentos.

Resposta:

É realmente uma expressão idiomática que significa «ter uma preocupação/reacção exagerada». Quer «tempestade» quer «copo de água» são tomados metaforicamente. A tempestade corresponde a uma perturbação atmosférica que ocorre nas regiões marítimas e costeiras com chuvas, trovoadas, ciclones etc. —  remete para realidades de grandes dimensões que podem pôr a vida humana em perigo. O copo de água apenas pode conter uma pequena quantidade de água ou de outro líquido — alude às coisas triviais.

«Fazer uma tempestade num copo de água» é um dito popular muito gracioso porque contém uma figura de pensamento denominada antítese, que aproxima ideias contrárias para as realçar. Nesta frase, figurativamente, um grande e intenso fenómeno meteorológico ocorre num pequeno recipiente de água, apresentando, portanto, um contraste muito evidente. Como se trata de uma impossibilidade física, mostra-se que há reacções ou preocupações que são desproporcionadas em relação à pouca relevância dos seus motivos.

Cf. Porque é que damos nomes às tempestades?

Pergunta:

Película e livreco são diminutivos?

Resposta:

Película só em latim é diminutivo, relacionando-se com a palavra pele. Película significa «pele fina».

A palavra livreco é um diminutivo de livro que significa «pequeno livro» ou «livro de pouco valor». Os sufixos -eco e -zeco são depreciativos.

Pergunta:

Queria saber qual o diminutivo da palavra sobrevivência.

Resposta:

Enquanto substantivo abstracto, sobrevivência não se usa no grau diminutivo.

Quando sobrevivência significa «rendimento que permite a subsistência de alguém», então poderemos usar sobrevivenciazinha, sobrevivenciazita e, depreciativamente, sobrevivenciazeca.

Pergunta:

Como se chama a um terminal de comboios que também faz a manutenção técnica e mecânica dos comboios?

Resposta:

Os terminais de comboios são as estações onde se iniciam ou terminam as viagens. Por exemplo: em Portugal, a estação do Cais do Sodré e a estação de Cascais.

Os comboios são guardados em parques de recolha que podem, ou não, ter oficinas de reparação.

As oficinas efectuam os trabalhos necessários à reparação e à manutenção do material ferroviário. Exemplos: em Portugal, Campolide e Entroncamento.

A organização do tráfego, a recolha e a reparação podem estar concentradas num dado local durante algum tempo, mas também podem estar distribuídas por vários locais se assim for julgado mais conveniente.

Pergunta:

Qual o aumentativo de colher?

Resposta:

O aumentativo de colher é colherão. Segue o modelo de porta/portão.