A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Em que situação poderemos usar a expressão «foro íntimo»? E seu significado?

Desde já, obrigado.

Resposta:

A cidade de Roma teve uma fase de desenvolvimento em que as praças localizadas fora da zona mais antiga foram integradas na zona urbana. Cada uma dessas praças tinha o nome latino de forum [fórum].  Nessas praças, realizavam-se os mercados e tinham lugar os julgamentos públicos. Os habitantes da cidade acorriam a essas praças para apreciarem as argumentações dos oradores intervenientes.

A palavra latina forum deu lugar à palavra foro, que se usa em relação à justiça e aos tribunais. Também se usa a forma divergente fórum, que evoluiu por via erudita

Na sequência da utilização da palavra foro, surgiu a expressão foro íntimo, que significa «julgamento da consciência acerca de coisas morais» e «a própria consciência» (cf. Dicionário Houaiss).

Pergunta:

Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo faladora?

Resposta:

A palavra faladora (aquela que fala) é originariamente um substantivo.

Frequentemente, funciona como palavra adjectivada. Exemplo: «Ela é faladora.»

O sufixo -or/-ora indica, normalmente, o agente da acção: cantor/a, observador/a. Por isso, este elemento dificulta a formação do superlativo absoluto sintético das palavras adjectivadas.

O superlativo absoluto sintético é usado, sobretudo, com as palavras que funcionam apenas como adjectivos. Exemplos: elegantíssima, belíssima, eloquentíssima.

Pergunta:

Qual a classificação morfológica da palavra galinheiro?

Deverá considerar-se um substantivo colectivo, designativo de contentor + conteúdo, ou um nome comum (contentor onde se guardam galinhas)?

Muito grata pelo vosso esclarecimento.

Resposta:

A palavra galinheiro significa normalmente: lugar onde são guardados os galos, as galinhas e os pintos; negociante destes animais; prisão. De acordo com estes significados, galinheiro é um substantivo (ou nome) comum.

Aqueles que usam a palavra galinheiro para designar o conjunto destas aves encerradas numa capoeira estão a usar a palavra galinheiro como substantivo (ou nome) colectivo.

Este alargamento semântico pode ocorrer devido a uma figura de estilo denominada metalepse, que é uma forma de metonímia porque emprega o continente (o galinheiro) pelo conteúdo (os galináceos).

Pergunta:

Bisavô é uma palavra derivada por prefixação, ou uma palavra composta por aglutinação?

Resposta:

Bis- é um prefixo de origem latina com o significado de «dois» ou «duas vezes». Por isso, bisavô é uma palavra derivada de avô por prefixação.

Devemos lembrar que a palavra bis, exclamada no teatro, é uma interjeição.

Pergunta:

Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra sangue.

Obrigada.

Resposta:

A palavra sangue não se usa no grau aumentativo sintético. Apenas se usa em formas analíticas. Exemplo: «O médico disse que ele tem o sangue muito grosso. Felizmente, a mulher tem o sangue muito fino.»

O grau diminutivo sintético é usado raramente em sentido denotativo. Surge, algumas vezes, em sentido figurado ou conotativo, quando referido a bebés. Como, por exemplo: «Sei que tens sanguinho/sanguito/sanguezinho/sanguezito novo em tua casa.» Em sentido depreciativo, usamos um diminutivo sintético em relação à qualidade do sangue. Exemplo: «Ele está doente. Tem um sanguezeco que o atraiçoa.»