A. Tavares Louro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A. Tavares Louro
A. Tavares Louro
75K

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Quando o frio aperta, oiço de vez em quando a expressão «está frio para burro». Qual a origem desta expressão? É popular?

Obrigada.

Resposta:

Os dicionários consultados não explicam a origem da expressão. Mas o mais provável é que ela seja popular, sem se poder identificar precisamente o seu autor ou as circunstâncias em que ela foi proferida pela primeira vez.

Em todo o caso, o burro é, reconhecidamente,  um animal que suporta condições climáticas muito desfavoráveis. Assim, a frase «Está frio para burro» significa o seguinte: «Este frio não é para um ser humano, só para um burro.»

Pergunta:

Qual o feminino de regatão?

Existe regateira como feminino de regateiro. Será que regatão terá também como feminino regateira?

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Resposta:

A palavra regatona é uma forma popular, dado que não se encontra registada nos dicionários. Deriva directamente de regatão.

A palavra regateira é a forma feminina de regateiro.

Regateira poderá servir como sinónimo de regatona, de acordo com o contexto e a opção do emissor da mensagem.

Pergunta:

Gostaria de saber qual o feminino de pedreiro (trabalhador da construção civil). "Pedreira" é possível? Não se confundirá com o local de extracção da pedra?

Resposta:

A palavra pedreira é adequada ao feminino de pedreiro visto que está de acordo com as designações profissionais como costureiro/costureira e cozinheiro/cozinheira, etc.

Realmente, pedreira também significa local de onde se retiram os blocos de pedra necessários aos trabalhos de construção. No entanto, na língua portuguesa, como nas outras, existem palavras com dois ou mais significados. O contexto é que nos mostrará qual o significado adequado.

Pergunta:

Gostaria de saber o significado do provérbio:

«Quem foi rei nunca perde a majestade.»

Agradeço a atenção.

Resposta:

Aquele ou aquela que teve uma educação esmerada ou já exerceu cargos de alto nível nunca deixará perder a sua dignidade.

Pergunta:

Gostava de saber qual é o feminino do adjectivo génio.

Resposta:

A palavra génio é um substantivo. Usa-se apenas no masculino.

O adjetivo correspondente é genial. É um adjetivo uniforme porque tem apenas uma forma. Exemplos: «Ele é um homem genial e ela também é uma mulher genial.»