Pergunta:
Em Romãs, concelho de Sátão [Portugal], existe o monte da Paradaia. Gostava de saber a origem e o significado de Paradaia. A cerca de 20 km de distância existe outro monte, o monte da Pardaia. Terão uma origem comum?
Resposta:
O presidente da Junta da Freguesia de Romãs, no concelho de Sátão, declarou que desconhece a origem do nome do monte da Paradaia. Neste local funciona uma extracção de granito. Não há residentes neste local. Também desconhece a existência do monte da Pardaia.
No blogue Toponíma: Gentes & Lugares, às 18 horas do dia 23 de Abril de 2009, foi publicado o seguinte artigo acerca do topónimo Paradaia, assinado por Manuel Carvalho:
«Pede-me um leitor deste blogue para estudar a possível origem do topónimo Paradaia, que identifica um monte na freguesia de Romãs, concelho de Sátão. O topónimo em questão é ignorado pelos nossos documentos oficiais, que, para o mesmo acidente geográfico, registam os nomes de monte do Barrocal ou monte de Nossa Senhora do Barrocal. Acrescenta o nosso consulente que, neste lugar, estão referenciados "uma necrópole, um castro e uma igreja moçárabe".
Uma rápida pesquisa permitiu-me acrescentar algo mais a estas informações, como seja o fa{#c|}to de ali se realizar, no dia 2 de Fevereiro de cada ano, a romaria de Nossa Senhora do Barrocal, em honra de Nossa Senhora das Candeias, orago da capela ali existente, a que o povo chama Capela das Candeias ou da Fevereirinha.
Esta romaria corresponderá, quase pela certa, considerando as particularidades do lugar e os respectivos achados, à cristianização do festival celta do primeiro dia de Fevereiro, conhecido por Imbolc "Purificação" ou Dia da Senhora, que honrava a deusa Brigitt, "filha do deus Dagda, a deusa tri...