Das muitas cores e sotaques da língua portuguesa onde ela é hoje falada, e se vai revigorando na sua diversidade geográfica, e o seu oposto – as línguas em vias de extinção, como é o caso do minderico, atualmente com apenas 24 falantes fluentes – tratam os programas da presente semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 16 de fevereiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 17, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 18/02 na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 24/02, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
Uma conversa com o escritor e crítico literário Urbano Bettencourt sobre o léxico específico da guerra colonial em obras de ficção portuguesas e a segunda parte de uma entrevista ao novo presidente para o Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, o embaixador Luís de Faro.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 10, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 11/02 na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 17/02, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
O que quer Luís Faro Ramos, o novo presidente para o Instituto Camões, Instituto de Cooperação e da Língua de Portugal, sobre a difusão e preservação do português no mundo − em foco nos programas* da presente semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 3, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 4/02 na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 10/02, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
As muitas influências do idioma oficial dos oito países da CPLP ao longo dos tempos – com é o caso do angolanismo bué (= muito) – e os crioulos asiáticos de base lexical portuguesa, muitos deles já extintos ou em vias de desaparecimento, estão em análise nos programas* da presente semana, produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 27, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 28/01, na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 3/02, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
A génese dos crioulos da raiz portuguesa e para o que serve a cátedra Manuel Alegre, instituída desde 2009 na Universidade de Pádua, são os temas em destaque nos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa da presente semana.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 19 de janeiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 20, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 21/01, na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 27, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
São as primeiras de declarações públicas do substituto de Ana Paula Laborinho à frente do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua. Entrevista do embaixador Luís Faro Ramos à jornalista Manuela Goucha Soares do semanário português Expresso, de 13 de janeiro de 2018.
Os manuais escolares de Português usados no sistema de ensino de São Tomé e Príncipe e a adaptação dos clássicos da literatura portuguesa para aprendentes estrangeiros em foco nos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa da presente semana.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 512de janeiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 13, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 14/01, na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 20, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
A inovação e a interatividade em que assenta este projeto educativo da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, e patrocinada em exclusivo pela Fundação Vodafone, permitem um completo acompanhamento e apoio ao estudo, nas duas disciplinas básicas dos alunos dos ensinos básico e secundário, em Portugal, o Português e a Matemática.
Incêndios foi a palavra mais votada em Portugal, enquanto em Moçambique a maioria do participante nesta iniciativa da Porto Editora preferiram a palavra tseke, uma «planta herbácea de rebentos e folhas comestíveis que ganhou notoriedade quando o governo recomendou aos moçambicanos a aposta na sua produção como uma forma de reduzir a pobreza e a fome no país.» Idêntica votação decorre em Angola, com anúncio previsto para o dia 30 do presente mês de janeiro.
A Estrada de Cintra, da autoria do professor universitário Ivo Castro, e a tradição da oratória parlamentar em Portugal – a partir de um estudo da professora Maria Raquel Pinheiro de Carvalho Ribeiro – estão em destaque nos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa da presente semana.
* Língua de Todos, na RDP África, de sexta-feira, dia 5 de janeiro, às 13h15, com repetição no sábado, dia 6, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português – no domingo 7/01, na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 13, às 15h30, respetivamente. Hora oficial de Portugal continental, com ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações