Maria foi o nome mais atribuído para bebés do sexo feminino nascidos em Portugal no ano de 2019, seguido dos antropónimos Leonor e Matilde, enquanto Francisco e João forram os preferidos os meninos nascidos neste ano – segundo os dados do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e conforme notícia do jornal Público, até ao dia 5 de dezembro. Em 2018, Francisco já tinha sido também o primeiro nome nas escolhas dos pais (1679 registos), seguido de Francisco (1603), mas no presente ano trocaram de posição, passando Francisco a primeiro (1618) e João a segundo (1544). O terceiro lugar ficou para o nome Santiago, que só recentemente entrou nesta lista dos nomes mais escolhidos.
Desta lista fazem também parte nomes menos tradicionais que refletem a diversidade. Assim, há 207 meninas batizadas com o nome de Yara, Yasmin 164, Emma 146, Noa 127 e Luna 114. Entre os rapazes temos Noah (148), Enzo (349), Kevin (191), Matheus (164), Lorenzo (156) e Bryan (140).
Já o Brasil, a partir dos dados de 480 mil bebés registados no portal BabyCenter Brasil, Helena lidera o topo da lista das meninas, seguido de Alice e Laura. Em relação aos meninos, Miguel continua a vencer por nove anos consecutivos, seguido de Arthur1 e de Heitor.
Internacionalmente, Greta é o nome mais relevante – segundo a escolha da revista norte-americana Time, que considerou a jovem ativista sueca como personalidade do ano, destacada pelo trabalho que fez em prol da defesa do planeta.
1 A forma portuguesa é Artur, mas a onomástica pessoal mostra certa flexibilidade (sobre a grafia dos nomes próprios pessoais, ver documento do Instituto dos Registos e do Notariado).