A criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
A criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
336

♦ O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A decisão foi tomada a 17 de outubro em Paris, sede da UNESCO. Na proposta apresentada ao conselho executivo, aprovada por unanimidade, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo. Para falar deste tema, o embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, é o convidado especial do programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África na sexta-feira, dia 15 de novembro, pelas 13h20*.

♦ No programa Páginas de Português, emitido pela Antena 2, no domingo, 17 de novembro, pelas 12h30*, é entrevistado Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, que se refere à importância de a UNESCO ter instituído esta data comemorativa, bem como a medidas do governo de Portugal para a internacionalização da língua.

 * Ambos os programas são repetidos: o Língua de Todos, no sábado, dia 16 de novembro, depois do noticiário das 09h00, e o Páginas de Português no sábado seguinte, dia 23 de novembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.