Os 10 anos da Cátedra de Português da Universidade Eduardo Modlane e o livro Camões Conseguiu Escrever Muito... - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Os 10 anos da Cátedra de Português
da Universidade Eduardo Modlane
e o livro Camões Conseguiu Escrever Muito...
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
279

♦ A cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, completa este ano 10 anos de atividade. Em dezembro de 2019 haverá uma exposição que divulgará informação sobre diferentes facetas do português em Moçambique (histórica, social, linguística), assim como sobre as atividades desenvolvidas pela equipa da cátedra ao longo deste período. O título – Português de Moçambique no Caleidoscópio – pretende sintetizar o espírito que lhe está subjacente: tal como num caleidoscópio, a informação foi distribuída em diferentes fragmentos, em conjunto e com recurso a suportes materiais e tecnológicos diversificados para a sensibilização da imensa riqueza linguística deste país. O programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África na sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 13h20*, entrevista a professora Inês Machungo, curadora da exposição, sobre este aniversário e as atividades associadas.

♦ O programa Páginas de Português, emitido pela Antena 2, no domingo, 24 de novembro, pelas 12h30*, começa por evocar José Mário Branco, falecido em 19/11/2019. Segue-se uma entrevista com a professora Lúcia Vaz Pedro, que escreveu o livro, Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha um Olho.  Um título que é uma resposta humorada, empenhada, competente; e um relato do que pode acontecer numa sala de aula. Com muitos, muitos mais casos de erros reais, alguns hilariantes. Como, por exemplo, a uma pergunta («Qual a função do apóstrofo?»), o aluno responde assim: «Os apóstrofos são os discípulos de Jesus e andavam sempre com ele» … Ou estoutra: «Faz um resumo da batalha de Aljubarrota, tendo em conta o episódio narrado em Os Lusíadas.» Resposta: «Pum-pum. Zás. Ui! Ai! Os portugueses deram cabo dos espanhóis.» Ainda nesta emissão, a linguista e professora Margarita Correia elucida-nos sobre a difícil palavra media.

* Ambos os programas se repetem: o Língua de Todos, no sábado, dia 23 de novembro, depois do noticiário das 09h00, e o Páginas de Português no sábado seguinte, dia 30 de novembro, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.