Comemora-se a 17 de maio na Galiza o Dia das Letras Galegas, dedicado em 2020 ao filólogo, linguista, ensaísta e escritor Ricardo Carballo Calero (Ferrol 2010-Santiago de Compostela 1990).
A escolha há muito esperada de Carballo Calero – ou Carvalho Calero, como passou a escrever para marcar o seu compromisso com o reintegracionismo – para figura homenageada reveste-se em 2020 de especial significado, porque se evoca a vida e a obra de um defensor ativo da convergência do galego com o português. Com efeito, Carballo Calero, que se distinguiu pelo seu intenso trabalho de filólogo, linguista e escritor em prol da recuperação e afirmação do galego, criou e propôs um modelo normativo próximo dos padrões da língua portuguesa, diferente, portanto da norma atualmente adotada pela administração autonómica galega.
Apesar das restrições a eventos presenciais imposta pela contenção da covid-19, o Dia das Letras Galegas de 2020 tem sido intensamente assinalado por várias entidades da vida académica, literária e política galega recorrendo a meios digitais. É de sublinhar a participação da Real Academia Galega e do Consello da Língua Galega, que se associaram às comemorações, depois de anos de relações tensas entre estas instituições e organizações reintegracionistas, como a Associaçom Galega da Língua e a Academia Galega da Língua.
Da obra muito diversificada de Carballo Calero, são de salientar os seguintes títulos: A Gente da Barreira (narrativa, 1951), História da Literatura Galega Contemporânea (1963), Gramática Elemental del Gallego Común (1966), Pretérito Imperfeito (seleção de poemas, 1980), Scórpio (romance, 1987). Da sua autoria, foi publicado em Portugal o livro Problemas da Língua Galega (Sá da Costa , Lisboa, 1981). Sobre a vida e obra de Carballo Calero, assista-se ao documentário "Unas Letras para Carvalho", um documentário do jornal ABC Galicia, de 17/05/2020 (depoimentos em galego e legendas em espanhol).
A propósito deste tema, disponibilizam-se aqui dois vídeos, o de um depoimento do linguista galego Xosé Luis Regueira (Instituto da Língua Galega), e dois episódios do programa "Dígocho eu" (Televisão da Galicia) dedicados à definição reintegracionismo linguístico em galego (falado em galego):