Nas atividades que assinalaram a comemoração do 1.º Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio de 2020, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova (AECDX), no distrito de Coimbra, pediram à linguista Carla Marques que se referisse ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, onde é consultora permanente, bem como salientasse o significado desta data para quantos falam a língua portuguesa desde o berço ou decidiram empreender a sua aprendizagem mesmo agora. Um testemunho que apresenta o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, as suas rubricas e a sua missão e se explica o funcionamento e áreas de gramática a que se dedica o Consultório. Neste pequeno vídeo, apresenta-se ainda o projeto mais recente do Ciberdúvidas: o Léxico da Covid-19 e fala-se da paixão pela língua que está na base de um trabalho que todos os dias se desenvolve com dedicação.
Apresenta-se em seguida o registo em vídeo desse depoimento.
Nesta ocasião, as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Condeixa lembraram também o Ciberdúvidas e o seu trabalho em prol da língua:
«A língua é como um rio: sem margens, desaparece.»*
João Carreira Bom
O "Ciberdúvidas da Língua Portuguesa" é o serviço online, gratuito e sem fins lucrativos para todos os que querem saber mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt.
É mais conhecido como um consultório linguístico que responde a todas as dúvidas sobre a língua portuguesa, desde a gramática e léxico até à ortografia, etimologia e história de palavras e expressões. Contudo, integrando um diversificado corpo de consultores das mais variadas áreas do conhecimento (portugueses, brasileiros e africanos de expressão oficial portuguesa), oferece conteúdos de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa.
Conheça mais sobre as valências deste site e as rubricas disponíveis para consulta dos utilizadores.
*Texto divulgado na Página das Biblioteca Escolas de Condeixa (em 4/05/2020), aqui transcrito com a devida vénia.