Saber tirar apontamentos é uma técnica que deve ser treinada desde o ensino secundário, uma vez que, no ensino superior, é a melhor forma de registar a informação que, na maior parte das vezes, é transmitida oralmente pelos professores.
Quando o aluno chega ao ensino superior, muitas vezes, tem dificuldade em absorver todos os conteúdos transmitidos, pois essa técnica não foi exercitada anteriormente. Habituados a receberem fotocópias, a que os professores lhes ditem o mais importante, a copiarem do quadro a matéria, no ensino superior, deparam-se com outra realidade que lhes dificulta a aprendizagem.
Assim, há que apostar, gradualmente, nesta técnica, uma vez que é uma das melhores formas de aumentar a concentração e de reter o conhecimento. Por outro lado, mobiliza-se a compreensão do aluno que, simultaneamente, aprende a selecionar a informação mais importante, transcrevendo apenas o essencial, organizando a matéria de forma condensada e que deve ser utilizada no estudo posterior.
Para que essa tomada de notas seja eficaz, o aluno tem de aprender a simplificar a escrita através de abreviaturas e de símbolos, tem de ler e reler, de ser criterioso, de modo a sistematizar os conteúdos de forma inteligível.
Em conclusão, saber tirar apontamentos é, efetivamente, a melhor forma de estudar, uma vez que desenvolve a compreensão, a concentração, o treino de escrita e a retenção de conhecimentos.