Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Fernão de Oliveira
Fernão de Oliveira
581

Fernão de Oliveira (Aveiro, 1507 – 1581) foi ordenado frade em virtude das suas posições heterodoxas, apesar de ter sentido o desagrado do Tribunal da Santa Inquisição, o que lhe trouxe algumas vicissitudes. Foi também gramático e consultor bélico-naval renascentista. É da sua autoria a primeira gramática portuguesa, a Grammatica da lingoagem portuguesa, editada em 1536. Exerceu ainda outra atividades nomeadamente a de piloto, teórico de guerra e de construção naval.

 
Artigos publicados pelo autor

Em tempo de el-rei D. Afonso Henriques capapelle era nome de uma certa vestidura; e não somente de tanto tempo, mas também antes de nós um pouco, nossos pais tinham algumas palavras que já não são agora ouvidas, como compengar, que queria dizer comer o pão com a outra vianda; e neminchalda, o qual tanto valia como agora nemigalha (1), segundo se declarou poucos dias há uma velha que por isto foi preguntada, dizendo ela esta palavra. E, era a velha a este tem...