Este volume é dedicado à apresentação de uma área dos estudo linguísticos relativamente recente: a Pragmática. A exposição está firmada em duas ideias que estão no cerne desta área de estudo:
1. falar é muito mais que informar ou descrever; falar é agir;
2. os elementos da situação concreta de comunicação entram na construção do sentido do enunciado.
Assim, no curso desta exposição, faz-se uma descrição breve da tipologia dos actos ilocutórios, através da sistematização de critérios e da apresentação de exemplos simples; atribui-se particular enfoque à forma mais natural de ocorrência de um acto ilocutório — a sua forma indirecta; aborda-se a diferença entre dizer e implicitar, bem como os mecanismos de activação da cortesia linguística.
Dá-se relevo ao facto de os actos ilocutório enformarem uma acção comunicativa bidireccionada e co-gerida (com dois ou mais interlocutores envolvidos) e, nesta medida, faz-se uma breve introdução aos principais parâmetros da Análise Conversacional.
A descrição da especificidade da referência deíctica é também incluída nesta exposição, pois são os deícticos as formas que mais claramente revelam a ligação entre o sistema (abstracto e geral) e o uso da língua (efectivo e particular).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações