"Solarengos", os Açores? Não, não é verdade... - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Pelourinho Artigo
"Solarengos", os Açores? Não, não é verdade...
"Solarengos", os Açores?
Não, não é verdade...


Vasco Cordeiro – Um dia tipicamente açoriano...

António Costa – ... Solarengo, como se vê...
Vasco Cordeiro – Ora aí está... E portanto seja muito bem-vindo aos Açores.
António Costa – Isto é só para acabar com a má fama dos Açores, [segundo a qual] está sempre a chover. Não é verdade!...
Vasco Cordeiro – Muito bem!

[Diálogo entre o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e o primeiro-ministro António Costa,
à sua chegada a Ponta Delgada, em dia de sol radioso, in Telejornal da RTP 1, 29/04/2016.]

 

Não é mesmo por acaso que o solarengo trocado (sempre) pelo soalheiro já anda numa lista dos «10 grandes equívocos da língua portuguesa». Se até o eloquente primeiro-ministro português ainda tropeça nele...

P. S. – Tão pevisível como a comemoração do Dia Internacional do Trabalhador, lá voltou a ver-se neste ano a errada grafia da abreviatura do numeral 1.º, trocada pela do símbolo 1º. Nas centrais sindicais portuguesas, seja na CGTP ou na UGT, está visto, não há quem lhes corrija os cartazes alusivos ao 1.º de Maio... O pior é a míngua de (bons) revisores não se sentir só aí.

Sobre o autor

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aqui.