O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Língua e vida política
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
As palavras e as  dúvidas linguísticas que marcaram  <br>as legislativas de 2024 em Portugal
Desfazendo algumas confusões

Uma seleção das palavras que marcaram o período de campanha para as eleições legislativas de10 de março de 2024, em Portugal, e a fase de divulgação dos resultados das votações é o tema deste texto da consultora Inês Gama, que aproveita ainda para esclarecer certas confusões que algumas delas causaram.

O povo

«Faz parte do “povo” quem quer e não propriamente “todos” os que partilham um determinado território, língua ou mesmo cultura», refere o professor Paulo Guinote, num texto que trata da complexidade e da ambiguidade do conceito de povo, nomeadamente no discurso político. Texto originalmente publicado no Diário de Notícias em 18 de março de 2024. 

 

Bala de prata contra a imortalidade
As metáforas da covid-19

Anunciando as medidas do estado de emergência em Portugal, o primeiro-ministro António Costa usou a expressão «bala de prata», que deu mote a este apontamento em torno da expressão da professora Carla Marques.

Metáforas do discurso político*

«Seja qual for a ideologia, metáforas como vírus, purga, contágio, contaminação e infeção surgem com frequência na vida pública», escreve o jornalista e crítico literário Luís M. Faria neste texto publicado na Revista do semanário “Expresso” do dia 10 de fevereiro de 2018, a propósito do vocabulário tecnocrático que abunda na imprensa portuguesa.

*título da responsabilidade editorial  do Ciberdúvidas.