A palavra árabe maktub
Com breve nota etimológica sobre Moçambique
Sempre que a névoa não me tolda a alma e a mente, vou continuando a relembrar a última língua que estudei: o árabe.
Entre 700 e 1 000 palavras do português têm origem árabe, entre elas, o nome do país onde nasci: Moçambique.
Moçambique em árabe escreve-se موزمبيق (pronunciado Muzambiq).
A língua árabe escreve-se e lê-se da direita para a esquerda: mu (مو), z (ز), mbiq (مبيق).
O topónimo Moçambique vem do nome de um governante árabe-suaíli da ilha de Moçambique no século XV, geralmente identificado como Mūsā bin Bīk / Mussa Ben Mbiki (há várias grafias possíveis).
Quando os portugueses chegaram à costa oriental africana (c. 1498), adaptaram esse nome à sua própria pronúncia e ortografia.
Ontem, apareceu-me a palavra maktub.
Maktub é uma palavra de origem árabe que significa «estava escrito» ou «já estava escrito», traduzindo a ideia de predestinação, destino ou aceitação de que os acontecimentos são da vontade divina. É frequentemente utilizada para expressar que tudo o que acontece já foi traçado por Deus, sendo popular na cultura islâmica e no Oriente Médio.
Então, pus-me a ver as palavras árabes desta família e encontrei este vídeo de uma professora brasileira que relembra esta regra capital: a raiz trilítera dos vocábulos árabes. Em maktub (مكتوب), é o k, o t e o b. Em kitab ( كتاب - livro), a mesma coisa.
E no nome da maior mesquita de Marraquexe, porque estava rodeada de vendedores de livros e manuscritos no século XII: Kutubia, em francês: Koutoubia(1).
O escritor italiano e professor de Língua e Literatura Portuguesa Antonio Tabucchi (1943-2012) afirmava, numa entrevista em 2001, a propósito da aprendizagem de línguas:
«Eu sou italiano, não me sinto português. As línguas aprendem-se. E, aliás, aprender uma língua é um acto extremo de liberdade […]. Quantas mais línguas, melhor. Se eu pudesse, se fosse novo, punha-me a estudar línguas. É o que eu digo aos meus alunos: estudem as línguas deste vasto mundo.» (in Revista LER, n.º 52 – outono 2001).
(1) Ver Cutubia, Wikipédia.
Texto publicado por este autor na sua página no Facebook em 31 de janeiro de 2026. Na imagem, a mesquita Cutubia, em Marraquexe (crédito: DEZALB, Pixabay, 08/02/2026).
