Acordo Ortográfico à lupa no parlamento português - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Acordo Ortográfico à lupa no parlamento português
Acordo Ortográfico à lupa no parlamento português
Iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República

Sob proposta dos deputados do PCP, Miguel Tiago e João Oliveira, foi constituído um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico, no âmbito da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República. Além do respetivo relatório final, aprovado em 30 de julho de 2013 (aqui e aqui), deixamos a seguir o registo das 12 audições, envolvendo 19 entidades, ao todo.

 

 

Carlos Reis – professor universitário (realizada no dia 28 de fevereiro de 2013). Aqui.

José Carlos Vasconcelos – diretor do Jornal de Letras (realizada no dia 28 de fevereiro de 2013). Aqui.

Vasco Teixeira – administrador da Porto Editora (realizada no dia 12 de março de 2013). Aqui.

Maria Helena Mira Mateus – presidente do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (realizada no dia 21 de março de 2013). Aqui.

Margarita Correia – vice-presidente do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (realizada no dia 21 de março de 2013). Aqui

José Pedro Ferreira – investigador do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (realizada no dia 21 de março de 2013). Aqui

Gilvan Müller de Oliveira – diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (realizada no dia 28 de março de 2013). Aqui.

Anselmo de Oliveira Soares – vice-presidente da Academia de Ciências de Lisboa (realizada no dia 28 de março de 2013). Aqui.

José Mário Costa – jornalista (realizada no dia 4 de abril de 2013). Aqui.

Roberto Moreno – presidente da GEOLINGUA (realizada no dia 4 de abril de 2013). Aqui.

José Jorge Letria – presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (realizada no dia 18 de abril de 2013). Aqui.

João Alvim – representante Associação Portuguesa de Editores Livreiros (realizada no dia 18 de abril de 2013). Aqui.

João Malaca Casteleiro – filólogo, representante da Academia de Ciências de Lisboa na elaboração do Acordo Ortográfico. (realizada no dia 2 de maio de 2013). Aqui.

Maria Edviges Ferreira – presidente da Associação de Professores de Português (realizada no dia 9 de maio de 2013). Aqui.

José António Pinto Ribeiro – ex-ministro da Cultura (realizada no dia 23 de maio de 2013). Aqui.

António Ponces de Carvalho – diretor da Associação de Jardins-Escolas João de Deus (realizada no dia 29 de maio de 2013). Aqui.

Lina Varela e Ana Sofia Veigas – representantes da Direção-Geral da Educação (realizada no dia 30 de maio de 2013). Aqui.

Isabel Pires de Lima – ex-ministra da Cultura (realizada no dia 6 de junho de 2013). Aqui.

 

Cf. Uma ortografia em convulsão + Parecer do ILTEC sobre a aplicação do Acordo Ortográfico da língua Portuguesa, de 1990 + Parlamento português constitui novo grupo de trabalho sobre o Acordo Ortográfico de 1990