Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

À volta da questão colocada pela professora Isabel Santiago sobre a análise da frase «Diz-se que o João é bom aluno?» e da função sintática de «se», há vários pontos de vista.

Fernando Bueno apresenta a sua perspetiva em A Construção impessoal reflexa, outra vez I.

Virgílio Catarino Dias responde: A Construção impessoal reflexa, outra vez II.

João de Brito encara de outro modo a análise do «se» e das predicações em «O predicativo do sujeito e o se das construções impessoais reflexas» I.

Caro(a) consulente,

A sua pergunta já foi respondida em "{%title}" (ver
http://ciberduvidas.pt/pergunta.php?id={%cibernr}).

Por favor, verifique sempre se a sua pergunta não é já uma pergunta
repetida, recorrendo à pesquisa por palavra-chave ou à navegação em
http://ciberduvidas.pt/respostas.php — temos quase 27 000 temas disponíveis!

Apresentamos os nossos cumprimentos,

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

O que é o RSS?

RSS (Really Simple Syndication ou Rich Site Summary) é um formato baseado na linguagem XML que permite listar o conteúdo de páginas Web de forma a facilitar a sua distribuição na Internet. O formato é particularmente prático para a consulta de notícias em permanente atualização. Com um feed* RSS, as notícias...

Apoios institucionais, parcerias e outras (...)

Sede

Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

Laboratório de Competências Transversais

Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa

Edifício 4 - Sala 007

Portugal

 

Telefone: +351 210 464 504

Correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt*

* Este endereço de correio eletrónico destina-se apenas à correspondência normal. Para a apresentação de dúvidas sobre a língua ou para a intervenção nas demais rubricas do Ciberdúvidas deve ser usado o formulário.

Sobre a língua portuguesa (e não só), em toda a sua variedade temática e geográfica

O Alfabeto Fonético Internacional e indicações de pronúncias, corpora variados, dicionários, glossários, gramáticas, vocabulários ortográficos, programas de rádio e de televisão, vídeos sítios, blogues e páginas na Internet de referência.

Desde 15 de janeiro de 1997, Ciberdúvidas da Língua Portuguesa já recebeu as seguintes distinções:

 

Quem somos
O projeto Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, que completou 22 anos* de existência em 15 de janeiro de 2019. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.

 * N.E. — 26 anos completados em 15 de janeiro de 2023.

Malaca Casteleiro é um incompreendido. As palavras que estão no centro da polémica, usadas até agora correntemente em noticiários de língua portuguesa, nunca foram mais estrangeiras! O jornalista que até à publicação do dicionário as dizia e escrevia com a maior das fluências, agora depara-se com uma barreira que sempre procurou evitar e que consiste no facto de as ditas palavras não serem português.

O Dossier (The File) é um livro de Timothy Garton Ash sobre a RDA. Ainda bem que a Editorial Notícias não pôs «dossiê». Eu costumava escrever dossier entre aspas, para assinalar que não é palavra portuguesa (talvez um dia o seja), o que aliás não me tira o sono. Agora, com a sanha aportuguesadora (e não há entrada «aportuguesador») do dicionário atribuído à Academia das Ciências (v. dossier na «Revista»), escrevo ass...