Sobre os verbos dicendi, um artigo de Ana Martins no semanário Sol.
Escolher a palavra certa, em função da estrutura da frase, do sentido e do género do texto, é uma tarefa cognitivamente complexa e só aparentemente banal.
Sobre os verbos dicendi, um artigo de Ana Martins no semanário Sol.
Escolher a palavra certa, em função da estrutura da frase, do sentido e do género do texto, é uma tarefa cognitivamente complexa e só aparentemente banal.
1. Notícias
a) A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) anunciou uma nova edição do Vocabulário da Língua Portuguesa, com os neologismos de uso corrente generalizado, incorporados no léxico comum ao longo dos últimos quarenta anos.
Sublinha que este vocabulário será realizado nos termos do Acordo Ortográfico (1990). A publicação será feita pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
«Na palavra Portugal, a vogal o pronuncia-se u, mas na palavra Porto, na sílaba inicial, pronuncia-se ô. (...) Ou ó nas palavras porta e roda, por exemplo. Porquê?» Artigo de Maria Regina Rocha, no Diário do Alentejo de 10 de Julho de 2009.
A palavra dita, falada, pronunciada, é poderosa.
Crise é a palavra que está na ordem do dia [em Portugal]. Crise na saúde, crise na justiça, crise na educação, crise nos relacionamentos…
E a língua portuguesa está, também ela, em crise. E porquê? Porque se fala e escreve cada vez pior.
Mas o que é, afinal, escrever mal? Será apenas cometer erros ortográficos?
Sobre a palavra afinal, um artigo de Ana Martins no semanário Sol.
«É de um desastre que falamos quando falamos das dificuldades de relacionamento dos nossos jovens com a linguagem matemática», escreve o jornalista, poeta e escritor Manuel António Pina (1943 – 2012, comparando a idêntica dificuldade com o Português, que, diz, tem raízes na exclusão do Latim dos programas escolares.
Artigo publicado no jornal Público de 24 de Junho de 2009, sob o título original Homens "cortados ao meio".
Erros e desleixos apontados pelo provedor do leitor do jornal Público, em artigo do dia 28 de Junho de 2009.
Texto saído na secção Cartas ao Director do jornal Público de 21 de Junho de 2009, sobre os exames nacionais de Português do 10.º e do 12.º ano do ensino secundário em Portugal.
Como é do conhecimento geral, os jovens prestes a terminar o ensino secundário [em Portugal] sujeitam-se, nesta época, a alguns exames nacionais. Trata-se só de alguns exames, que não para todos os alunos.
Sobre o rigor linguístico, um artigo de Ana Martins no semanário Sol, de 6 de Junho de 2009.
Sobre a palavra marca, um artigo de Ana Martins no semanário Sol de 19 de Junho de 2009.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações