"Língua Somos Todos", a coluna semanal da autoria da linguista e professora universitária Margarita Correia no Diário de Notícias, chegou ao fim por absurda opção da respetiva Direção. Não se enquadrando ela — aparentemente ... — na purga que varre atualmente nos jornais e televisões em cronistas e comentadores desalinhados com a agenda ideológica dominante atualmente nos media portugueses, a medida nem sequer acolhe justificação financeira. Era uma colaboração pro bono, por isso, nada custando ao jornal!
Tratando-se da única crónica semanal na imprensa portuguesa sobre o idioma nacional, comum dos oito países lusófonos, diz tudo de um meio jornalístico caracterizado pelos erros mais básicos de português, a ponto de eles até já terem sido objeto de uma dissertação académica. Nos antípodas da valorização da língua na imprensa brasileira: não há praticamente nenhum jornal ou revista de mais ou menor difusão, no outro lado do Atlântico, sem espaços regulares a ela dedica especificamente*.
Por cá, está mais que visto, interessa apenas e só o combate ao Acordo Ortográfico, nada contra o mal escrever e mal dizer...